Marcel Sampaio

859990.2063

Vídeo e fotografia para o corretor de imóveis: Smartphones

por Marcel Sampaio

No post anterior corretor de imóveis, eu mostrei algumas câmeras digitais e filmadoras que podem auxiliar seu trabalho para gravar vídeos, e hoje falarei sobre esses aparelhos que revolucionaram o mundo da tecnologia e mudaram nosso dia a dia: os smartphones. Você sabe que as vantagens destes aparelhos são inúmeras: possuem câmeras de boa qualidade, programas de edição, vários recursos incríveis, além de permitir compartilhar seus vídeos e imagens no Facebook, Instagram e YouTube imediatamente.

Todos sabem que os smartphones possuem várias marcas, modelos e sistemas operacionais diferentes. Hoje falarei dos três mais importantes: Iphone (iOS);  aparelhos com Android e o Nokia (Windows Phone).

1- iPhone

Vamos falar especificamente dos modelos 4, 4s e 5, pois as versões anteriores deste aparelho não possuem uma imagem tão boa. Por muitos, a câmera do iPhone é considerada a melhor dentre os smartphones, mas há quem discorde. Além do iPhone, tanto o iPod Touch e o iPad, ambos com a câmera iSight, produzem excelentes vídeos. O iPhone sabe qual é o melhor ajuste e a intensidade ideal do flash, além de ter uma resolução incrível para gravar vídeos. Assim, se você já tem um iPhone como celular, tenho consciência que possui uma câmera muito boa em mãos e saiba tirar proveito disso para o seu trabalho.

2- Sistema Android

O sistema Android está na maioria dos smartphones presentes no mercado, por isso não tem como dizer qual é a melhor marca e o melhor modelo. Existem modelos tão bons, que não devem nada aos aparelhos da Apple, considerada a melhor do mercado. As câmeras destes aparelhos podem gravar vídeos até melhores do que as do Iphone, dependendo da marca do celular e da versão do iPhone. Dentre eles, os últimos lançamentos da Samsung, Motorola e Sony mostraram que os aparelhos que possuem sistema operacional Android estão entre os melhores.

3- Nokia (Windows Phone)

É difícil dizer quais das marcas possuem a melhor câmera, pois a cada dia a tecnologia alia-se aos smartphones e produz modelos cada vez melhores. Os aparelhos da Nokia chegaram sem fazer muita alarde e conseguiram conquistar o público. As versões mais completas do aparelho possuem câmera de até 41 megapixels! Além disso, a câmera é tão boa que não precisa nem de flash. Na câmera PureView da Nokia, por exemplo, existe a segunda geração de estabilizadores, que funciona de forma óptica, com uma espécie de eixo que identifica as oscilações e as corrige mais rapidamente, tanto em imagens quanto em vídeos.

A escolha do smartphone deve considerar vários fatores, de acordo com a sua necessidade profissional e pessoal. Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de utilizar os smartphones para gravar os seus vídeos? Vamos conferir, então!

Vantagens

1-Gravar oportunidades

Supomos que você está numa palestra ou convenção, e encontrou um cliente extremamente satisfeito com o seu trabalho. Por que não gravar um depoimento autêntico em vídeo? Depoimentos em vídeo são mais eficientes e transmitem mais confiança aos seus clientes. Nesse mesmo momento, você pode reservar alguns minutos para uma entrevista com celebridades da área. Muitos estão a procura da maior exposição possível e uma entrevista será algo muito bem visto no seu blog, rede social ou website.

2- Usar eventos marcantes para promover seu blog

Ter uma câmera sempre à mão é uma vantagem porque nunca se sabe quando uma notícia importante ou evento vai acontecer.  Enquanto essa notícia pode parecer irrelevante para alguns, você pode usá-la como uma forma de se promover, e ensinar seus espectadores a nunca subestimarem seus concorrentes. As possibilidades são infinitas e usando um evento recente como isca, aumenta consideravelmente o número de espectadores.

3-  Não precisar necessariamente investir numa câmera

Como já havia mencionado, os smartphones podem ser melhores do que as câmeras, de acordo com a sua necessidade. Acredite ou não, alguns sensores de imagem dos smartphones são mais avançados do que de algumas câmeras profissionais. O problema é que o sensor do smartphone é pequeno em comparação com uma câmera profissional, já que ele tem a área 8 a 12x menor. Esse é o principal motivo que seu smartphone ainda não é páreo para uma câmera de maior porte.

4- Compacta, pode ser usada em lugares pequenos

Por menor que seja uma filmadora, nada se compara ao tamanho de um celular. E com isso, permite que ele seja colocado em lugares que nenhuma outra câmera caberia. Muitos vídeo bloggers gravam com a câmera anexada ao painel do carro, por exemplo. E o smartphone, antes de tudo, é um celular. Você já está com ele sempre, não precisa levar mais uma ferramenta.

Desvantagens

1- Áudio

Quando estamos falando de vídeo, o maior cuidado que você deve ter é com o áudio. O Youtube acostumou-nos a não nos importarmos muito com as imagens pequenas e borradas, mas, se a audiência não conseguir ouvir o que você tem para dizer, eles simplesmente desistem e param de te assistir. É fundamental que o seu áudio esteja claro, sem ruídos e com um bom volume. De modo geral, os smartphones tem bons microfones, o problema é que, quando estiver usando-o como câmera, naturalmente ele ficará a uma certa distância de você. Quanto mais distante, mais ruído de fundo ele irá captar além da sua voz.

 2-  Imagem 

A imagem dos smartphones surpreendem a cada lançamento, mas ainda não é perfeito. Um dos maiores problemas é a falta de zoom óptico na maioria dos aparelhos, para aproximar-se do assunto a ser gravado. Outro ponto fraco é a pouca luz: câmeras profissionais tem sensores consideravelmente maiores, o que ajuda essas câmeras a obterem boas imagens, mesmo sob fraca iluminação. Por último, a compressão da imagem. Para caberem nos cartões de memória, todo arquivo de vídeo passa por uma compressão de tamanho. Quanto maior a compressão, menor o arquivo, e pior a qualidade.

3- Ergonomia

Algumas pessoas podem discordar, mas segurar um smartphone é mais desconfortável do que usar uma filmadora ou câmera digital. O tamanho pequeno é uma vantagem, mas torna-se uma desvantagem também: qualquer pequeno movimento das suas mãos vira um grande terremoto no vídeo. Para amenizar esse problema, procure um lugar para apoiar os cotovelos, como por exemplo: em cima de uma mesa ou numa parede. Ou então, procure tripés que consigam segurar o smartphone, ajudará muito o seu trabalho!

Se bem utilizado, os smartphones são capazes de facilitar a sua vida e gerar muitas oportunidades! Gostou desse artigo? Responda nos comentários o que achou, pois o seu feedback é muito importante.

Confira também meu curso online GRATUITO : ” 7 dicas infalíveis para vender imóveis na internet.”

 

 #escrevaseufuturo

1 comentário

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

1 comentário

  1. 21 maio, 2014 - Corretor de imóveis: Como criar um calendário editorial no Excel | Palestrante Guilherme Machado

    […] em alta é a geração de conteúdo relevante. Já conversamos sobre Youtube, vídeos e quais ferramentaspodemos utilizar para tornar a comunicação do corretor de imóveis ainda mais profissional e […]


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.