Marcel Sampaio

859990.2063

Mercado imobiliário: não há mais espaço para corretores amadores

por Marcel Sampaio

mercado imobiliario - não há mais espaço para corretores amadores

Nos últimos cinco anos, o mercado imobiliário absorveu uma grande massa de profissionais interessados em explorar as oportunidades que o Brasil apresentava, e ainda apresenta, no que diz respeito a trilhar uma grande carreira como corretor de imóveis.

Contudo, é comum identificarmos certo número de corretores e corretoras desmotivados pela falta de resultados satisfatórios. O que naturalmente nos leva a fazer uma importante reflexão: será que vale a pena ganhar a vida comercializando imóveis?

Foi por este motivo que entrei em contato com Salim Ary, atual presidente do CRECI-CE em exercício, e o convidei para bater um papo comigo sobre este tema tão polêmico e motivador.

Após assistir à entrevista, você logo percebe que é perfeitamente possível se tornar um corretor de imóveis vencedor. Porém, para se destacar na multidão e se tornar uma referência no mercado imobiliário de sua região, você vai precisar investir na sua carreira com muita intensidade. E isso vai exigir uma busca constante por excelência e inovação.

“Em um mercado altamente competitivo, corretores amadores não tem mais vez. E para se destacar nessa multidão é preciso investir em formação constantemente, explorando novos mercados e ferramentas.”

Aproveito a oportunidade para indicar o artigo “Construa sua audiência postando vídeos“. Nele eu mostro, juntamente Michael Oliveira, o quanto é vantajoso investir na produção de vídeos para vender imóveis através do YouTube. Uma excelente alternativa para se destacar neste mercado tão competitivo.

Mal posso esperar para responder seus comentários no final desta postagem. Eu quero muito te mostrar que existe um novo caminho a ser trilhado como corretor de imóveis.

#escrevaseufuturo

Comentários

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

28 comentários

  1. 10 dezembro, 2013 - Paulo Oliveira dos Santos

    Olá Marcel,

    Agradeço muito pela sua dedicação, e também a sua vontade de de querer ajudar os profissionais envolvidos com o mercado imobiliário, e te digo mais seus ensinamentos, valem muito também para outras áreas de trabalho. Porém vamos nos limitar atividades de corretagens. Assim como eu, na correria de logo terminar o estágio, e também de carimbar uma venda, nos deparamos com um bocado de obstáculos para fechar um negocio mesmo que seja em parceria, e isso, gasta tempo e ganhamos preocupações, atrapalhando no foco que é termino do curso para corretor e assim faturar o CRECI. Aí tenho que me transformar em dois para que eu possa arrumar tempo para absorção de conhecimentos, ex: eu assistir toda sua palestra sobre o Facebook, porém não fiz o curso.

    Me dê uma dica ?

    Tenho um nome para o Facebook e site: “mangacityimoveis” pois lembra a minha cidade (Belém) a cidade das mangueiras, pois eu acho que meu nome não soa bem: Paulo Fernando Imoveis, ou pfernandoimoveis.

    Agradeço desde já!

    Boas Festas !


  2. 10 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Paulo, quero lhe dizer que também sou paraense de Belém do Pará e sinto muita saudade da minha cidade natal, da minha “Cidade das Mangueiras”. Contudo, respondendo à sua pergunta, se você é um corretor autônomo, não abra mão de usar seu nome como sua marca. Lembre-se: você é sua marca! Agora, se você representar mais de um corretor, o correto é usar “mangacityimoveis” mesmo.

    Um alerta importante: evite usar expressões importadas para divulgar sua marca. Quanto mais claro, direto e distintivo você for, melhor. Portanto, use o bom e eficiente português.

    Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  3. 10 dezembro, 2013 - FABIO ATTILIO SABOIA

    Valeu Marcel, muito boa entrevista.
    Parabéns e vamos que vamos.
    Forte Abraço.
    Saúde e Paz!


  4. 10 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Estamos juntos nessa Fábio. Vamos para cima! #escrevaseufuturo


  5. 10 dezembro, 2013 - Nilton Rondon

    Ola Marcel, excelente entrevista, já me escrevi no seu canal, grande abraço.


  6. 10 dezembro, 2013 - Douglas Kiszely

    Marcel Sampaio,
    Parabéns pela brilhante entrevista com Salim Ary.


  7. 11 dezembro, 2013 - Claudio Luiz

    Excelente entrevista, me instigou bastante. Parabéns Marcelo Sampaio.


  8. 12 dezembro, 2013 - Cosme de Oliveira Lima

    Ótima entrevista, gostei muito, estou apredendo muito com os seus videos.


  9. 26 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Eu tenho aprendido muito todos os dias, e isso é fruto do trabalho que me prontifiquei a fazer, mesmo que ele não tivesse a qualidade ideal. Na verdade só aprendemos assim, colocando a mão na massa. um grande abraço! #escrevaseufuturo


  10. 12 dezembro, 2013 - Andre domingos

    Adorei a entrevista; qualificação é tudo!


  11. 26 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    É mesmo, adicionando uma grande pitada de ação efetiva e ousadia. Com isso e receita fica perfeita. #escrevaseufuturo


  12. 14 dezembro, 2013 - Cledson Nogueira

    Olá Marcel Sampaio ou Equipe,

    Acompanho o seu trabalho há bastante tempo por meio do blog, youtube, e sempre você nos incentiva a “Escrever o futuro” e que para o meu entender hoje é “saia do convencional e crie estratégias online”, para criação de reputação, de autoridade dentro das mídias sociais e logicamente tudo isso com o intuito de gerar mais captações de imóveis para venda e locação e para geração de leads para compra e locação dos imóveis.

    E tenho percebido que os corretores (as) aqui da minha cidade estão se fazendo presente através de portais como o ‘olx’, ou seja, fazendo simplesmente ofertas e não criando nada em termos de relacionamento com esse publico e ainda conseguem resultados, e o que no meu entender cria uma grande oportunidade para mim, pois, se eu crio relacionamento ou engajamento com esse publico os resultados serão bem maiores.

    Mas gostaria muito de receber sua opinião, pois, você têm uma grande experiência tanto no mercado imobiliário como na criação de reputação no online e de observações dos colegas que estão escrevendo seu futuro no online dentro do nosso segmento de mercado, então vamos lá, vou fazer uma breve apresentação sobre o contexto que estou, trabalho em Imperatriz-MA com algo em torno de 270.000 habitantes, alavancada por um forte comércio e pecuária, o mercado imobiliário teve seu crescimento iniciado por volta de 5 anos atrás, valor do metro quadrado de lançamento entre R$ 3.600,00 e R$ 4.200,00 e uma grande quantidade de corretores nas ruas chegando as vezes até a estarem no mesmo local e dia e horário para visitar o mesmo cliente, pois, todos focam em correr atrás dos possíveis clientes que são conhecidos pelo seu poder aquisitivo e eu acredito que temos muitos potenciais clientes que não são assediados pelos corretores e que as vezes nem imaginamos onde encontra-los e em função disso é que pretendo implementar um nova estratégia.

    Então sempre trabalhei em parceria com imobiliárias e que essas já tinham uma boa quantidade de imóveis em sua carteira, então é onde me pergunto, todos que vão iniciar algo no online começam logo com um site para fazer as divulgações dos imóveis captados por eles e acreditam que somente isso irá resultar em resultados extraordinários e penso em começar na outra ponta o meu raciocínio inicial é de criar um blog e escrever ou divulgar informações relevantes para meu publico e com isso criar uma fan Page no facebook para que eu divulgue os post’s do blog na rede social e que os gerem trafego um para o outro, além de anúncios patrocinados no próprio facebook e Google direcionando os leads para paginas de captura de contatos e não para um site. Qual sua opinião sobre isso? Você acredita que o site fará muita falta e que é determinante para presença online? Você teria algumas sugestões para me passar?

    Tenho uma ideia também para o youtube, mas todas essas ideias ainda estão em fase de organização e planejamento e por isso peço tua opinião.

    Há 01 mês estou trabalhando como autônomo, enquanto faço um planejamento para 2014, mas pretendo voltar a atuar como corretor credenciado em uma imobiliária. Qual sua opinião sobre a atuação independente e credenciado em uma imobiliária?

    E em breve estarei lhe dando trabalho em um dos seus cursos e que acredito ser o de facebook para corretores de imóveis.

    Desde já grato!


  13. 26 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Cledson, acho que seu pensamento está perfeito. Concordo plenamente que deve criar um reputação online para prospectar clientes, principalmente em uma região onde isso não acontece. Sugiro que você comece com um blog mesmo e contrate uma plataforma alugada para cadastrar seus imóveis. Enquanto isso, se programe para ir construindo seu próprio site. O importante é não esperar, coloque o blog no ar e comece a usar o Facebook para gerar tráfego.

    Outra alternativa é usar o blog pra fazer tudo: crie categorias para cada tipo de imóvel e cadastre os imóveis que você comercialize como se fosse uma postagem. Dessa forma seu blog terá categorias de notícias e vendas, entendeu? De qualquer modo, ter um site com partes institucionais, comerciais e sociais é fundamental, é o ideal.

    Quanto ao fato de ser independente ou não, acho que com este tipo de trabalho os resultados aparecem rápido. Portanto, ponha a mão na massa que tudo vai dar cedo! #escrevaseufuturo


  14. 20 dezembro, 2013 - emagrecerurgentee

    Eu gostaria de lhe agradecer por incutir -me os pensamentos que eu desprezo a mais.


  15. 24 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Estarei sempre aqui, ajudando a quem precisa. Pode contar comigo! #escrevaseufuturo


  16. 23 dezembro, 2013 - Rodrigo Riverti

    Olá Marcel Venho acompanhando o seu trabalho a pouco tempo, mas tenho percebido em você um excelente profissional no ramo imobiliario e conhecedor do que faz, adimirei muito sua entrevista com Salim Ary, e me identifiquei bastante, já que estou entrando no mercado com determinação, garra e buscando me especializar a cada dia para conquistar o meu espaço.”não vim para brincar” mas mesmo assim me surgiu uma pergunta que gostaria que me respondesse se possível. Será possível uma pessoa jovem entrar neste mercado para competir com pessoas mais velhas e experientes passando credibilidade aos seus clientes ou a idade não influencia desde que o jovem corretor esteja preparado e saiba o que está fazendo. Meu nome é Rodrigo Riverti, tenho 25 anos e moro em São Paulo, capital. Muito obrigado e sucesso sempre.


  17. 24 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Rodrigo, eu passei por isso quando comecei a dar aulas aos 17 anos de idade. Em certos momentos eu sofri preconceito pela minha idade, mas quando eu mostrava meu trabalho, todo mundo passava a me respeitar. Não tenha medo e conquiste seu espaço a cada dia. Vá adquirindo experiência para se tornar um corretor experiente, mesmo com aparência jovial, pois quando somos bons no que fazemos, nada pode nos parar. #escrevaseufuturo


  18. 24 dezembro, 2013 - Eliane Ortins

    Parabéns Marcel, boa entrevista principalmente para quem é estagiária,tenho mesmo que me preparar para não me tornar PIRATA de lançamentos de imóveis.


  19. 24 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Eliane, dedique-se como se isso fosse um dos principais objetivos atuais. Além disso, sua família deve vir em primeiro lugar, isso também é muito importante. Com a família e o trabalho andando, nossas vidas se transformam para melhor. Não esqueça disso e #escrevaseufuturo


  20. 28 janeiro, 2014 - priscila - imóveis Vitória

    Pra ser um bom corretor de imóveis não adianta mais apenas ter a labia, claro que é essencial mas sem formação e informação sobre a area nao tem como a carreira ir pra frente e crescer no mercado.


  21. 30 janeiro, 2014 - Marcel Sampaio

    Priscila, o processo de desenvolvimento profissional é intenso e initerrupto. Temos que estudar o tempo todo e buscar sempre um diferencial que irá se aliar a nossa imagem. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  22. 29 janeiro, 2014 - Deomar

    Gostei Marcel. Estou começando no mercado. Na verdade nem comecei ainda. Amanhã (5a feira, dia 30/01) terei uma entrevista com uma imobiliária, mas confesso, já estou investindo parte do meu tempo em treinamento, conhecimento e buscando entender a dinâmica do mercado imobiliário, bem como a profissão de corretor. E, amanhã também estarei no evento em Campinas, “Marketingo Imobiliário Digital”, pois, não quero ser mais um na multidão, quero fazer diferença nesse mercado extremamente promissor e, ao mesmo tempo gratificante, pois, nós como corretores, faremos parte da realização de um sonho para os nosso clientes, e isso não tem preço. Valeu Marcel, mais uma vez obrigado e parabéns pelo seu rico conteúdo sempre.


  23. 30 janeiro, 2014 - Marcel Sampaio

    Eu que agradeço Deomar. Ler suas palavras é muito gratificante para mim, pois meu desejo é modificar os comportamentos dos corretores, principalmente os que ainda estão em formação. Este evento que você vai participar é muito bom, vai lhe ajudar muito. Espero lhe ver arrebentando em um futuro muito próximo. #escrevaseufuturo


  24. 30 março, 2014 - Aguimar Ferreira

    Vale refletir, somente os mais preparados e inovadores que serão vitoriosos e principalmente com perfil de empreendedores.


  25. 31 março, 2014 - Marcel Sampaio

    Com certeza Aguimar. E ainda acho que deve existir uma pitada de honestidade nisso tudo, pois cedo ou tarde nossa integridade será testada no mundo dos negócios. Jé perdi oportunidades e dinheiro por ser íntegro e não me arrependo nem um pouco de ter agido desta forma. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  26. 2 abril, 2014 - 5 editores gratuitos que todo corretor de imóveis deve conhecer | GuilhermeMachado.com

    […] assim, aqueles que desejam investir em uma comunicação mais profissional, sabem que oamadorismo na comunicação pode se tornar um grande ponto negativo. Com o conhecimento necessário sobre […]


  27. 12 outubro, 2014 - joel

    curso e palestra são “excelente” mas que vale mesmo a pratica do corpo a corpo, o enfrentamento ao cliente. O consumidor estao muito bem informado e fica com exessiva preocação na hora de fechar o negocio. acaba dando um desgaste ao consultor.. Alguem pode dar mas orientação para tais..


  28. 14 outubro, 2014 - Marcel Sampaio

    Concordo plenamente com você Joel, porém, a foco do meu trabalho é a prospecção de clientes online e não o fechamento da venda. Desta forma eu ensino o que sei fazer melhor e me destaco nesse nicho de mercado. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.