Marcel Sampaio

859990.2063

Marketing imobiliário na internet: 3 fundamentos indispensáveis

por Marcel Sampaio

Ações de marketing imobiliário em ambientes digitais, em particular na internet, tem exigido uma postura diferenciada das empresas perante seus clientes em potencial. Portanto, tomei a inciativa de esclarecer três pontos essenciais para estabelecer sua presença no mercado imobiliário de forma contínua e inteligente.

1. Participe da conversa

Marketing imobiliário não é venda, é presença na mente das pessoas. As vendas serão sempre o resultado de sua marca interagindo e prospectando interesse. E na internet, despertar esse interesse exige sutileza, transparência e conversa, muita conversa.

Esteja em constante diálogo com seu público na internet. Desta forma você saberá como o mercado reage ao que você já ofereceu ou pretende oferecer, suprimindo erros e identificando acertos. Portanto, conversar lhe ajuda a desenvolver uma melhor estratégia com base nas decepções, ansiedades e expectativas do seu cliente.

Uma boa alternativa para instituir essa conversa é investir em marketing imobiliário nas redes sociais. Porém, tome cuidado e procure pessoas capacitadas e experientes para fazer isso por você, pois sua imagem pode ser arranhada ao desenvolver um diálogo inadequado e mal planejado.

2. Seja a solução para seu público-alvo

Quando você conversa com seu público, começa a construir um perfil de cliente para cada empreendimento que pretende comercializar. Além disso, estabelece parâmetros para novos projetos em ajuste com a demanda identificada, ou seja, você percebe o que seu cliente precisa e oferece uma solução para ele.

A construtora Living conseguiu captar este conceito de marketing imobiliário na campanha “Eu amo a zona sul” (#euamoaZS). Dentre várias ações realizadas, a que mais me agradou foi feita no YouTube. Dentro do canal “CyrelaSul”, uma lista de vídeos apresentava um jovem casal, na faixa dos 30 anos, procurando por um imóvel na zona sul de Porto Alegre.

Repare que a campanha vende a zona sul como a solução para um casal que procura lazer, diversão, gastronomia e contato com a natureza. Uma maneira interessante de oferecer o que seu cliente precisa.

3. Não desgrude das métricas

Você provavelmente já deve conhecer algumas ações de marketing imobiliário tradicionais. O que talvez não consiga perceber é que mensurar os resultados dessas campanhas é uma tremenda dor de cabeça. Por exemplo, quantos imóveis foram vendidos com anúncios em jornais impressos? Quantas chamadas telefônicas foram recebidas com mídia na televisão? Quantos clientes vieram até você com a panfletagem feita no final semana?

Vejo tempo e dinheiro serem gastos todo santo dia por pessoas que não tem a mínima ideia de como quantificar os resultados de suas ações. O pior de tudo é que existe um verdadeiro universo de empresas do ramo publicitário que resistem em derrubar essa postura, pois já se acostumaram a ganhar dinheiro dessa forma.

O marketing imobiliário através da internet lhe dá um poder de percepção em tempo real, pois cada clique é registrado e arquivado em relatórios para serem analisados com precisão cirúrgica. Tudo passa por um pente fino que lhe mostra onde você deve se afirmar e onde você precisa melhorar. Desta forma, tempo e dinheiro são usados com inteligência, pois você ajusta o avião em pleno voo.

Para balizar ainda mais o que defendo sobre métricas no marketing imobiliário, indico o excelente conteúdo compartilhado no e-book “Web Analytics – Uma visão brasileira II”.

Comentários

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

4 comentários

  1. 16 julho, 2015 - EDNA

    GOSTO DE ASSISTIR PARA APRENDER COISAS NOVAS,


  2. 26 julho, 2015 - Marcel Sampaio

    Estarei sempre por aqui Edna, basta chamar. Abraços #escrevaseufuturo


  3. 3 novembro, 2015 - ROBERTO MELLO

    Marcel, estou começando na área imobiliária a exatamente 2 meses, estou adorando, mas quero fazer um trabalho diferente do tradicional, estou pesquisando um marketing digital, mas não muito muito bom com essa tecnologia, voce poderia me ajudar? Moro em Campinas, SP.


  4. 21 dezembro, 2015 - Marcel Sampaio

    Roberto, como disse em outro comentário seu, estarei lançando um infocurso que vai lhe ajudar bastante. Aguarde… Abraços! #escrevaseufuturo


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.