Marcel Sampaio

859990.2063

Corretor de imóveis: não venda, ajude a comprar

por Marcel Sampaio

Corretor de imóveis_ajude a comprar

Sempre que atribuo conselhos a um corretor de imóveis, faço questão de pontuar que na internet nós não vendemos, ajudamos a comprar. Um argumento que se baseia em uma premissa muito simples, mas que na maioria das vezes não é respeitada:

“Se você deseja ter um negócio de sucesso na internet, ele precisa resolver os problemas das pessoas”.

O que escrevo aqui não é nenhuma novidade para você, mas continuo vendo uma enxurrada de corretores de imóveis insistindo em agir na internet da mesma forma que agem fora dela, preocupando-se somente em oferecer imóveis, como se estivessem vendendo através de classificados, outdoors ou panfletos.

No dia 18/05/2013 resolvi postar um vídeo em agradecimento aos dois mil fãs que minha página havia alcançado, aproveitando a oportunidade para fazer uma comparação bem interessante entre uma cuba de ovos e um omelete. Desta forma pude mostrar como as pessoas se aproximam de nós através da internet, uma mídia indispensável para amplificar nossa comunicação dentro e fora da web.

Assista ao vídeo com atenção e indique-o para seus amigos. Tenho certeza que você irá provocar uma boa reflexão entre muitos corretores de imóveis.

A internet democratizou a forma como as pessoas consomem conteúdo, de modo que elas podem decidir quando, onde e como querem fazer isso, ou seja, elas filtram o que realmente lhes interessa. Portanto, na maioria das vezes o processo de relacionamento se concretiza a partir dos valores que você entrega para seu público-alvo.

Por favor, não confunda valor com preço. O valor se refere aos benefícios que seu conteúdo apresenta, de modo que sirva como base para que pessoas possam decorar, ampliar, aperfeiçoar, reformar, alugar, comprar ou vender imóveis. Várias são as possibilidades de oferecer ajuda e transformar pessoas desinteressadas em clientes qualificados, os quais compram e indicam você sistematicamente.

“Um corretor de imóveis deve produzir informações que solucionem os problemas de quem já tem um imóvel ou deseja ter um imóvel, a fim de estabelecer um diálogo contínuo com consumidores em potencial”.

Como funciona na prática

Se você é um corretor de imóveis experiente, certamente tem muitas informações de valor para repassar ao seu público-alvo. Porém, não é necessário ser um “expert” do mercado imobiliário para produzir algo diferenciado e atraente. Basta que você pesquise bastante até achar algo com valor adequado.

Vamos tomar como ponto de partida a entrevista cedida por Luiz Calado ao programa “Uol Economia”. Por favor, antes de começar a assistir o vídeo peço-lhe que tenha em mãos papel e caneta, a fim de registrar como devemos comprar um imóvel em 7 passos.

Se você teve a mesma interpretação que eu, provavelmente deve ter listado os 7 passos da seguinte forma:

1o Passo – Quanto deseja gastar

2o Passo – Simule um financiamento

3o Passo – Vivencie o financiamento na prática

4o Passo – Conheça os custos

5o Passo – Cheque o imóvel

6o Passo – Pense no futuro

7o Passo – Crie uma reserva financeira

A partir deste vídeo, e de todos os pontos que foram elencados nele, um corretor de imóveis pode construir uma cadeia de conteúdo com o seguinte tema: como comprar um imóvel em 7 passos.

Vejamos o que pode ser explorado:

1. Escreva um artigo para cada um dos 7 passos e aprofunde o máximo possível cada etapa do processo. A partir disso, comece a postar em blogs e seções de notícias. O ideal é que você publique em seu próprio site ou blog;

2.  Construa uma apresentação de slides discorrendo sobre os 7 passos e publique no “slideshare.com”. Desta forma, você poderá disponibilizar o conteúdo online com um visual mais atrativo;

3.  Use seu smartphone, filmadora ou câmera fotográfica para gravar vídeos explicando cada passo e suba-os no “youtube.com”. Além disso, convide outros profissionais para opinarem sobre o assunto em um bate-papo bem descontraído;

4. Grave arquivos de áudio no “soundcloud.com” para cada passo, os chamados podcasts, de modo que seja possível escutá-los através de arquivos mp3 em dispositivos móveis.

É importante deixar claro que nem todo mundo tem habilidade para produzir conteúdo em todos esses formatos. Por exemplo, se você escreve bem, mas não se sente à vontade para gravar um vídeo, não o faça, pois provavelmente terá muita dificuldade em produzir algo com qualidade. Escolha o formato que mais lhe agrada.

“Seja autêntico e não tente ser o mais engraçado ou o mais durão. Se apresente como você realmente é”.

Ampliando sua presença online

Neste exato momento você está lendo meu texto e provavelmente já assistiu os dois vídeos que subi em meus canais no YouTube. Em outras ocasiões, poderá dar de cara com uma apresentação minha publicada no SlideShare ou pode ter a chance de ouvir um podcast feito por mim sobre o tema abordado.

Veja que aproveito a oportunidade para utilizar diversos formatos onde costumo produzir regularmente, integrando esforços para que todos eles se tornem altamente relevantes para quem consome meu conteúdo. Além disso, aumento minha presença online da seguinte forma:

– Meus vídeos, minhas apresentações e meus podcasts aparecem nos resultados de busca do Google;
– Meus seguidores em cada formato recebem alertas a cada atualização que realizo;
– Links de acesso nesses formatos geram tráfego constante em meu site;
– Quando incorporo os formatos em meu blog aumento a relevância do meu site nos buscadores;
– Minha comunicação gera mais resultado nas redes sociais, pois entrego informação ao invés de vender.

Enfim, meu blog potencializa cada formato e cada formato potencializa meu blog. Uma via de mão dupla que amplio todo dia para ganhar mais visitantes e clientes.

“O que está faltando para você começar a fazer o mesmo?”

Transformando visitantes em clientes

A melhor estratégia para um corretor de imóveis conseguir clientes é atrair seu público-alvo para consumir conteúdo de qualidade onde seus produtos e serviços estejam evidentes e prontos para serem consumidos a qualquer hora.

Fazendo uma análise fria da minha estratégia, no momento em que você visita meu blog passa a conhecer o que eu faço e o que eu ofereço. A probabilidade de se tornar meu cliente cresce a cada minuto que você permanece por aqui, pois querendo ou não recebe o impacto de diversas informações que lhe induzem a consumir algo de mim.

Em se tratando de um corretor de imóveis, o blog ou a seção de notícias deve conter os seguintes elementos persuasivos:

– Botões estrategicamente posicionados para que os visitantes possam ativar um contato;
– Imóveis em destaque na barra lateral e sugestões de investimento no final de cada postagem;
– Assinatura de newsletter para quem pretende receber suas atualizações;
– Box de fãs do Facebook induzindo o visitante a curtir sua página;
– Listagem de conteúdo por categoria;
– Listagem de postagens mais populares;
– Seção de comentários para gerar interação;
– Botões de compartilhamento em redes sociais;

Não existe um modelo de persuasão a ser seguindo para gerar melhores resultados. O que importa é que você teste todos eles e comece a perceber quais são os mais relevantes para seu negócio imobiliário.

Sem um blog com elementos persuasivos bem posicionados, o corretor de imóveis perde a chance de atrair pessoas para dentro de sua zona de influência.

Dica Ninja

Corretor de imóveis, vou facilitar sua vida indicando a compra do Livro Negro dos Imóveis. Uma fonte muito importante para que você produza conteúdo a respeito de como comprar um imóvel na planta ou usado com segurança, sem risco de fraudes, golpes, arrependimentos e prejuízos.

Se você estiver disposto a produzir seu próprio conteúdo com base nos tópicos que este livro digital aborda, seu público-alvo vai simplesmente lhe amar, pois vai enxergar em você o profissional de confiança que eles tanto precisam.

Corretor de imóveis-livro negrocorretor de imóveis - botão download livro

Comentários

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

56 comentários

  1. 9 junho, 2013 - Mazzoni

    Parabens colega. E ao mesmo tempo, muito obrigado por compartilhar informações e técnicas tão valiosas para noa corretores. Estou aprendendo bastante, e espero conseguir colocar em pratica seus ensinamentos, uma vez que vejo garantia de êxito imediata.


  2. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Vamos em frente Mazzoni, estou aqui para o que você precisar.


  3. 12 junho, 2013 - Severino Nunes de Melo

    Parabéns Marcel. Isto significa que: “Na crise, tire o s”


  4. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Obrigado Severino!


  5. 12 junho, 2013 - Dila Bonatto

    Muito boa sua materia, trabalho em area que usa os serviços de corretagem e despachante e vejo muita carencia de qualidade neste area, principalmente na prestação de serviços.


  6. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Vamos mudar isso Dila. Estamos juntos!


  7. 13 junho, 2013 - Maria das Graças Mendes Diogo

    Obrigada Prof. Marcel Sampaio por nos ajudar com importantes dicas, mas para mim que não sei trabalhar essas poderosas ferramentas: SlideShare, podcast, produzir, postar videos,… Então para responder sua pergunta: “O que está faltando para você começar a fazer o mesmo?” Respondo: Preciso aprender ainda muita coisa.


  8. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Maria, nós sabemos que o sucesso não acontece sem paixão, competência e dedicação. Portanto, não tenha medo e coloque a mão na massa agora mesmo. Conte comigo para o que precisar.


  9. 14 junho, 2013 - MILTON MASCARENHAS

    PARABENS MARCEL PELAS EXCELENTES INFORMAÇÕES;


  10. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Obrigado Milton!


  11. 17 junho, 2013 - Pedro Teixeira Candiota

    Falou muito em imóveis com financiamento bancário, em lançamento, em regra geral, boas dicas.


  12. 22 junho, 2013 - Wagner Damas

    Marcel, vc faz alguma objeção em que eu faça links do seu conteudo em meu facebook?
    Logicamente, seguinte as normas ABNT sobre conteudo e propriedade intelectual.
    Como seu egresso do mercado de publicidade e estou concluindo a graduação em tecnólogo em gestão de negócios imobiliários e pretendo, produzir conteúdo para este mercado, dicaria honrado em replicar seu conteúdo.


  13. 22 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Fique à vontade Wagner!


  14. 26 junho, 2013 - NEWTON SANTOS

    Marcel, sou nascido, morador e atuo no mercado de São Paulo/Capital especificamente Lançamentos-Andei meio decpcionado com a qual os corretores são tratados nesta cidade…Resolvi reformular toda minha ação comercial de prospecção, abordagem e fidelização de minha carteira..e o caminho que enxego neste momento é o Marketing de Relacionamento..estou fazendo um Guia de como evitar problemas na compra de Imóveis e não sei como abordar para meus cliente a taxa do Sati, cobrança que sabemos ser ilegal, porém se justifica como assessoria imobiliária, e se meu cliente é advogado e no dia da assinatura leva um profissional do direito…Este assunto esta me deixando de cabelos brancos…Um abraço do Newton de Sampa.


  15. 18 julho, 2013 - Jeronimo Carvalho

    Achei excelente as dicas, mas assim como outros colegas, também tenho dificuldades em acessar essas ferramentas tecnologicas.


  16. 19 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Fique tranquilo Jerônimo, em breve todos terão a chance de aprender passo a passo o que deve ser feito.


  17. 28 julho, 2013 - Manoel Santos

    Excelente, o ajudar a comprar com certeza funcionará melhor, você estará mostrando o que sabe o cliente já sente uma confiança e em que ele pode ser ajudado, esse é o ponto. Parabéns


  18. 28 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Manoel, quando ajudamos as pessoas abrimos a porta para que o relacionamento aconteça. naturalmente as pessoas prestam mais atenção em nós quando estamos dispostos a ajudar. Essa relação de confiança se converte em curtidas, compartilhamentos, comentários, emails, depoimentos e consequentemente em vendas.


  19. 29 julho, 2013 - Belchior Alvares Silva

    Muito bom, acredito que conhecimentos no que se vende é a principal ferramenta de um bom vendedor.http://www.peimoveis.net


  20. 30 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Se você ajudar sem vender, vai colher resultados fantásticos Belchior. Eu faço isso o tempo todo através do meu blog e estou muito satisfeito com os resultados que consegui. #escrevaseufuturo


  21. 30 julho, 2013 - Augusto Sergio Rodrigues Araujo

    estou bastante satisfeito com os videos, apendendo cada vez mas.


  22. 31 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Vem mais coisa por aí Augusto. Fique atento à sua caixa de entrada porque tem muito mais. Qualquer coisa pode me chamar que retiro qualquer dúvida que você tenha. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  23. 2 agosto, 2013 - Angela Picchi

    Muito bom! Parabéns pelo seu trabalho. Vou me dedicar e seguir todas as dicas que são preciosas.


  24. 4 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Angela, tenho plena certeza que se você seguir as dicas vai conseguir resultados impressionantes. Pode confiar! #escrevaseufuturo


  25. 16 agosto, 2013 - socorro melo

    Oi, Marcel está sendo muito gratificante fazer esse curso,so que eu trabalho só.Quando fui fazer a página de fãs tem que escolher o nome da imobiliária, como fazer,sou (autonõma).


  26. 16 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Socorro, na hora de selecionar o tipo de página, você escolhe imobiliária. Isso não quer dizer que seja de uma imobiliária e sim da categoria imobiliária. Você pode colocar o endereço de sua casa e seus telefones de contato. #escrevaseufuturo


  27. 29 agosto, 2013 - Edson Rufino

    Está sendo ót


  28. 29 agosto, 2013 - Edson Rufino

    Está sendo ótimo as suas dicas, quanto aos videos o meu notbook não abriu os mesmos.


  29. 29 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Edson, os vídeos estão disponíveis no YouTube. Acho que, de alguma forma, seu computador não está conseguindo abri-los ou carregá-los. Contudo, fico muito grato por saber que você está gostando. #escrevaseufuturo


  30. 25 outubro, 2013 - FABIANA F LIMA

    GOSTARIA DE SABER QUE CURSO É MAIS CONSIDERADO NO MERCADO IMOBILIARIO ADORO TRABALHAR COM O PULBICO TENHO BOA LABIA PARA VENDA E MINHAS PROPIAS TECNICA PARA CONVENCER MAIS GOSTARIA DE AMPLIAR MEUS CONHECIMENTO SÓ Q NO MERCADO IMOBILIARIO DE LUXO POR ONDE DEVO COMESSAR É SEGURO FAZER CURSO PELA INTERNET QUAIS OS CUSO Q ME INDICARIA NO RJ E ALEM DO TTI E O CRECI O QUE MAIS DE TER OBRIGADA DESDE JÁ….


  31. 27 outubro, 2013 - Marcel Sampaio

    Fabiana, assista minha palestra online gratuita no dia 29/10, às 20h. Você vai entender qual é o melhor caminho. Inscreva-se nesse link: http://bit.ly/palestramarcel.
    #escrevaseufuturo


  32. 9 dezembro, 2013 - Paulo Barros

    Estou muito contente de ter recebido esse e-mail, com dicas tão simples que fazem uma grande diferença.


  33. 9 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Fazem muita diferença Paulo Barros. Costumo chamar chamar esta técnica de prospecção de clientes frios, pois nós despertamos necessidades neles que antes não existiam. É assim que funciona. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  34. 12 dezembro, 2013 - Cristóvão Carvalho

    Parabens professor por esta prestação de serviços que está sendo um presente a todos corretores. Estou iniciando, agora que estou fazendo o curso pra conseguir o Creci. Estou conciliando o Curso com suas dicas fantasticas. Obrigado.


  35. 26 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Vamos pra cima Cristóvão! Continue se aperfeiçoando e não espere, vá logo criando sua presença online. #escrevaseufuturo


  36. 12 maio, 2014 - Mirian Cristina Pinto

    Marcel, estou gostando muito das suas orientações, valeu!


  37. 13 maio, 2014 - Marcel Sampaio

    Que bom Mirian. Fique atenta aos próximos envios, pois tem muita coisa boa ainda por vir. Você vai perceber o quanto é vantajoso investir tempo e dinheiro na internet. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  38. 21 maio, 2014 - Oséias Pereira

    Parabéns Marcel!!
    Você é o “cara”.
    Quando vir a Maringá, não deixe de tomar café conosco! Abraços.


  39. 21 maio, 2014 - Marcel Sampaio

    Pode deixar que ando eu for por aí vaco questão de cobrar este café [risos…] Ademais, muito obrigado pelo feedback positivo sobre meu trabalho. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  40. 24 maio, 2014 - EDNA CERQUEIRA

    curti muito essa aula muito bom:
    resolver problemas, relacionar,
    ajudar, criar interesse trazer o cliente e se fazer presente, e as dicas na área digital.
    Muito interessante a dica ninja
    um abraço


  41. 24 maio, 2014 - Marcel Sampaio

    Edna, este é o maior gerador de negócios na internet: ajudar as pessoas. Se os corretores e corretoras se comprometerem com isso, vão arrebentar em vendas. Abraços! Escrevaseufuturo


  42. 25 setembro, 2014 - Lronardo

    Artigo muito bom, será que esse livro é realmente bom? Acho que vou comprar para conferir!


  43. 25 setembro, 2014 - Marcel Sampaio

    Você só saberá se realmente conferir o livro. Acho que independente do que você achar, já servirá para fazer uma boa reflexão. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  44. 27 dezembro, 2014 - Maiane

    Parabéns pelas dicas, estou muito contente, pois, ser corretor deve realmente existe Paixão , dedicação e competência é um fator primordial da profissão. Muito obrigado Marcel


  45. 7 janeiro, 2015 - Marcel Sampaio

    Eu é que agradeço Maiane. Espero ter ajudado a plantar uma sementinha em seu coração para alçar voos mais altos. Abraços! #escrevaseufuturo


  46. 23 fevereiro, 2015 - Adriana

    Muito bom!! estou muito entusiasmada com os novos aprendizados! Obrigada!


  47. 23 fevereiro, 2015 - Marcel Sampaio

    Que bom Adriana! Contudo, gostaria de saber o que lhe chamou mais atenção nessa postagem. Porque você achou muito bom? Compartilhe conosco… Abraços! #escrevaseufuturo


  48. 6 março, 2015 - LEILA CARDOSO

    Bom dia Marcel, amei as dicas vou colocá-las em prática.


  49. 9 março, 2015 - Marcel Sampaio

    Coloque Leila e vai ver as pessoas se aproximarem de você com muito mais facilidade. Pode ter certeza disso. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  50. 9 março, 2015 - Willian Silva

    Marcel, seu conteúdo é simplesmente fantástico. Estou em em processo de TTI e CRECI para me tornar Corretor e vi gigantesca qualidade em seus sites. Irei me basear em seus conteúdos e dicas.

    Parabéns e obrigado pela imensa ajuda que está disponibilizando.


  51. 11 março, 2015 - Marcel Sampaio

    Eu queria ter a minha disposição um conteúdo desses quando eu comecei no marketing digital, kkkk. É justamente a vantagem que você está tendo agora. Então aproveite e coloque tudo em prática. Estarei por aqui caso tenha dúvidas. Abraços! #escrevaseufuturo


  52. 2 junho, 2015 - Dionisio Junior

    Estou cada vez mais ansioso! Já vou iniciar os trabalhos, meu blog vai ajudar a comprar, fundamental esse seu projeto Marcel!


  53. 10 junho, 2015 - Hindon Johnson

    Bom dia,quero ter agradecer pelas suas dicas,não tenho experiência nesse ramo de corretor ,mas tenho força de vontade de aprender,porque eu quero ,eu posso e eu vou conseguir,desde já obrigado, bom trabalho para todos .


  54. 26 julho, 2015 - Marcel Sampaio

    Vai com tudo Hindon. Quebra tudo parceiro… Abraços! #escrevaseufuturo


  55. 14 junho, 2015 - Alberto alonso S.Suannes

    Valeu a dica professsor.
    Grato


  56. 26 julho, 2015 - Marcel Sampaio

    Vamos em frente Alberto. O céu nem de perto é o limite… Abraços! #escrevaseufuturo


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.