Marcel Sampaio

859990.2063

Corretor de imóveis: estude o comportamento do consumidor na internet

por Marcel Sampaio

Corretor de imóveis - comportamento do consumidor

Todo corretor de imóveis que deseja vender seus produtos através da internet, precisa primeiramente entender o comportamento do consumidor online. Uma tarefa essencial para descobrir onde seu cliente está e o que ele procura quando se encontra dentro e fora da web.

Não adianta simplesmente ficar publicando imóveis e notícias em seu site para depois divulgar em suas redes de relacionamento, é preciso saber o “porque” que você está publicando e conferir se sua tática vai gerar o resultado esperado.

Na internet não existe achismos. Você pode saber exatamente o que seu cliente quer e oferecer o que ele precisa .

Contudo, gostaria primeiro de lhe mostrar porque eleger a internet como mídia principal vai trazer benefícios para sua carreira como corretor de imóveis. Vamos fazer um pequena reflexão respondendo as perguntas abaixo:

1. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você através de um panfleto?

2. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque foram impactadas por um outdoor?

3. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque ouviram seu “jingle” no rádio?

Por mais que você tente, vai ter dificuldades em achar respostas com exatidão para essas perguntas. É muito dificil saber quantas e quais pessoas chegaram até você desta forma. A probabilidade de se jogar dinheiro fora com certos tipos de mídia é muito grande.

Melhor do que investir em mídia pulverizada é estudar o comportamento do consumidor online e estabelecer uma presença a partir disso.

Um mercado baseado em palavras-chave

É preciso entender que para todas as ações que tomamos na internet vamos precisar utilizar palavras para encontrarmos o que queremos. Por exemplo, para acessar um site ou buscar alguma informação você vai precisar digitar um endereço ou uma expressão de busca em determinado momento. Toda vez que isso acontece um registro é feito em bases de dados, as quais podemos acessar gratuitamente.

Se você souber o que seu consumidor pesquisa na internet, saberá suas intenções de compra. E se você souber suas intenções de compra, vai poder oferecer o que ele deseja no momento que ele procurar por isso na internet.

Como corretor de imóveis, procure saber o que as pessoas estão digitando no Google quando procuram por imóveis em sua região.

O “Google Trends” será seu oráculo

O próprio Google oferece uma série de recursos gratuitos para ajudar o corretor de imóveis a compreender o comportamento do consumidor na internet. Dentre eles o que mais uso é o “Google Trends”. Você pode acessá-lo posteriormente no endereço http://www.google.com.br/trends/.

Vamos ver como o Google Trends funciona na prática:

1. Acesse a ferramenta e clique em explorar;

Corretor de imóveis - Google Trends 01

 2. Vamos usar como exemplo a palavra “imóveis” e configurar a ferramenta para explorar o Brasil nos aos últimos 12 meses;

 Corretor de imóveis - Google Trends 02

3. Assim que você carregar a pesquisa, terá acesso à três informações muito importantes: um gráfico de interesse com o passar do tempo, estatísticas de interesse regional e termos relacionados a palavra imóveis. Você pode clicar na imagem acima para visualizar melhor as informações.

Repare que o período de 13 a 19 de janeiro apresenta um pico de procura por imóveis no brasil. Outro detalhe interessante são os interesses regionais, os quais mostram que este pico de procura se refere ao estado do Rio Grande do Sul em volume de pesquisa nos últimos 12 meses.

Corretor de imóveis - Google Trends 03

Como corretor de imóveis, você deve prestar muita atenção ao termos relacionados, pois são eles que lhe dirão o que está sendo mais procurado na internet. Por exemplo, a palavra “registro de imóveis” estava sendo muito procurada no Brasil quando decidi publicar esta postagem. Uma excelente oportunidade para gerar tráfego a partir da produção de conteúdo sobre o tema registro de imóveis.

Quando você perceber que um determinado assunto está em evidência no Google Trends, não perca tempo e comece a produzir conteúdo em formato de texto, áudio e vídeo para atrair público qualificado.

Refinando a pesquisa em sua área de atuação

Como moro no Ceará, tomei a liberdade verificar onde estão as oportunidades em meu estado. Além disso, resolvi fazer uma comparação entre apartamentos e casas para verificar como é o comportamento do consumidor na capital e no interior.

Corretor de imóveis - Google Trends 04

O gráfico acima nos mostra que casas são muito mais procuradas que apartamentos no estado do ceará. Porém, na capital a busca por apartamentos é predominante. Além disso, os termos relacionados nos alertam sobre as quatro expressões mais digitadas quando alguém procura por um apartamento em Fortaleza. Veja no retângulo preto destacado.

Corretor de imóveis - Google Trends 05

Contudo, quando se trata da procura por casas, fortaleza fica nas últimas colocações da imagem acima, sendo vencida por Sobral, Morada Nova, Juazeiro do Norte, Tianguá e Icó, ou seja, você consegue identificar quais regiões tem um alto índice de consumidores interessados em comercializar casas.

Afinal de contas, para que servem esses dados?

1. Para produzir conteúdo relevante em seu blog;

2. Para identificar onde seu cliente está;

3. Para descobrir o que seu cliente quer comprar;

4. Para posicionar corretamente seu site nos mecanismos de busca;

5. Para comprar cliques em determinadas palavras-chave do Google;

6. Para identificar seus concorrentes em determinado segmento do mercado imobiliário.

Outras ferramentas que você pode usar

1. Ferramenta de palavras-chave do Google: https://adwords.google.com.br/keywordtool

2. Moz: http://moz.com/

3. SemRush: http://pt.semrush.com/

Corretor de imóveis, comece a estudar o comportamento do consumidor na internet e descubra como pode estar no lugar certo, com o produto certo e na hora certa. Certamente você não irá se arrepender dos resultados que irá alcançar exercitando este tipo de inteligência de mercado.

#escrevaseufuturo

Comentários

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

80 comentários

  1. 8 junho, 2013 - claudio honorato

    Matou a pau, Parabéns uma dica muito interessante que acredito que muitos como eu não tinha usado no dia dia da corretagem.


  2. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Claudio, muitos corretor estão tendo acesso a essa ferramenta pela primeira vez. Será uma revolução na trajetória deles.


  3. 12 junho, 2013 - Evania Rosendo

    Oi Marcel, estou vendo tudo que vc envia, adorei as informações, queria fazer tudo, preciso vender muito. abç


  4. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Evania, conte comigo para o que precisar.


  5. 13 junho, 2013 - Corretor de Imóveis: estude o comportamento do consumidor na internet | TTI

    […] Fonte: http://www.marcelsampaio.com […]


  6. 13 junho, 2013 - Ricardo Casanova

    Muito boa a dica Marcel, só estou com uma dúvida de como filtrar a cidade ,não consigo filtrar pela minha cidade que é Campinas…..agradeço muito esta aula.


  7. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Ricardo, na configuração de pesquisa o máximo que você pode afunilar é por estado. O acesso à pesquisa na cidade de Campinas só vai acontecer se esta opção aparecer nos dados regionais.


  8. 15 junho, 2013 - Severino Nunes de Melo

    Interessante


  9. 16 junho, 2013 - Otavio Bevitori

    Marcel, estou começando agora a entrar no mercado imobiliário, esta sendo de grande valias as suas informações, pois o curso que fiz não serviu para quase nada.


  10. 19 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Otávio, meu objetivo é mostrar novos caminhos para o corretor de imóveis. Espero que tenha encontrado o seu a partir do curso.


  11. 24 junho, 2013 - Wagner Damas

    no caso do google trends, ele busca por frases ou expressões como por exemplo
    OFERTA DE IMOVEIS ACIMA DE XXX VALOR?


  12. 25 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Ele busca por qualquer expressão Wagner Damas. Porém, em certos casos os dados não irão aparecer se a procura for muito pequena.


  13. 7 julho, 2013 - Teresa Santos

    Incrível, um material tão rico e totalmente sem custo. Confesso que inicialmente fosse uma das “peadinhas” que a web nos oferece. Felizmente estava equivocada e tenho sido edificada profissionalmente com seu conteúdo. Deus o abençoe!!


  14. 8 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Obrigado Teresa!


  15. 7 julho, 2013 - Teresa Santos

    Errata: Inicialmente pensei que fosse… (a frase fiou incompleta)


  16. 30 julho, 2013 - Luiz Carlos da Silva

    Marcel, tenho examinado as informações que você passa e estou satisfeitíssimo. Estou começando uma nova fase, trabalhando como autônomo em casa, você saberia indicar uma literatura sobre documentação imobiliária, pois sempre trabalhei em plantões e quero trabalhar com terceiros


  17. 30 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Luiz, eu também trabalho em casa e estou muito feliz em estar perto de minha família todos os dias. Desejo-lhe muita sorte em sua nova empreitada trabalhando em casa. Com relação a literatura referente a documentação imobiliária, não lembro de cabeça onde você pode achar. O ideal seria você fazer uma pesquisa na internet ou perguntar em grupos de corretores no Facebook. Acho que lá obterás essa resposta rapidamente. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  18. 30 julho, 2013 - Manoel Santos

    Muito bom, esse é o principal assunto a ser identificado na internet, talvez tenhamos conteúdos excelentes e isso é quase certo que estão na internet e não nos chega ao nosso conhecimento, por essa falta de estratégica mercadológica. Parabéns


  19. 31 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Eu tenho ciência disso Manoel. Foi por isso que resolvi criar esse curso gratuito, pois tinha certeza que muitos corretores seriam beneficiados com ele. Agora você precisa arregaçar ainda mais as suas mangas, estudar bastante todas as dicas e colocar em prática cada uma delas. Boa sorte! #escrevaseufuturo


  20. 31 julho, 2013 - Luiz Carlos da Silva

    Obrigado Marcel, vou pesquisar.


  21. 1 agosto, 2013 - Nilton Andrade

    Olá Marcel, está sendo muito boa as suas dicas e os conteúdos aplicados. Parabéns.


  22. 4 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Obrigado Nilton! Quando identificamos o comportamento do consumidor na internet, ao mesmo tempo estamos identificando o que ele quer comprar. O Google é o oráculo do mundo! #escrevaseufuturo


  23. 3 agosto, 2013 - Adilson Ramos

    Marcel, o curso está muito interessante. Obrigado por compartilhar informação e valorizar nossa profissão. Falamos ao telefone a uns 5 meses mas só agora dei conta de quão importante é o tema.


  24. 4 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Adilson, essa é somente a ponta de um iceberg. O grande desafio é transformar todas essas dicas em um processo contínuo e consistente, de modo que haja uma conduta diária pautada em todas essas informações. Muito em breve vou ensinar como o corretor pode fazer isso. #escrevaseufuturo


  25. 7 agosto, 2013 - Josemar Andrade

    Olá, Marcel. Bom dia!
    Hoje, na era da informação o fundamental é saber usá-la e aplicá-la para o seu negócio. Seu artigo nos mostrar um excelente caminho de como usar a informação para entender melhor o comportamento do nosso cliente. Parabéns pela iniciativa!
    Abraço,
    Andrade


  26. 10 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Como disso no artigo, o Google Trends deve ser nosso oráculo. É lá que vamos descobrir por onde o consumidor vem e pra onde ele vai. Uma vantagem competitiva de alto valor para se posicionar e vender mais. #escrevaseufuturo


  27. 7 agosto, 2013 - Fábio Pinheiro

    essa ferramenta é de fundamental importância, vou procurar me aprofundar mais.
    obrigado pela dica.


  28. 10 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Fábio, você deve usar o Google Trends todos os dias e identificar o que está mais em evidência. Fazendo isso, suas chances de obter resultados melhora muito, pois vai investir onde o consumidor está. #escrevaseufuturo


  29. 11 agosto, 2013 - celso bogado da silva

    Oi Marcelo estou me entusiasmando cada dia mais com as tuas precisas dicas Deus te de cada vez mais.


  30. 15 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Celso, esse tipo de depoimento expontâneo que move para produzir ainda mais. Estarei por aqui sempre que precisares. #escrevaseufuturo


  31. 5 setembro, 2013 - FERNANDO MAINIERI CORRETOR DE IMÓVEIS

    Marcel,

    O estudo que estou desenvolvendo com sua ajuda na verdade com o clarão que voce está abrindo em meus horizontes são fantásticos naão quero pensar no tempo que perdi, mas quero reescrever meu futuro.

    Obrigado,

    Fernando Mainieri


  32. 5 setembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Fernando, conte com meu total e irrestrito apoio para reescrever seu futuro. Estarei sempre aqui par o que precisar. Um grande abraço!


  33. 14 setembro, 2013 - Douglas Andre

    Ola Marcel, muito boa suas dicas estou começando agora como corretor, e suas dicas estão sendo muito importante estou aprendendo bastante, muito obrigado, e sucesso pra você.


  34. 16 setembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Eu que agradeço Douglas. Siga firme em seu propósito e saiba que com esforço e muita ação você pode chegar lá. Conte comigo par o que precisar. #escrevaseufuturo


  35. 15 setembro, 2013 - Andréa Lourenço

    Boa noite Marcel. Estou aproveitando bastante o conhecimento transmitido por você. Muito bom!


  36. 16 setembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Andréa, espero que o conteúdo apresentado possa lhe ajudar de alguma forma. O “Google Trends” é maravilhoso quando o assunto é estudar o comportamento do consumidor na internet, pois sabendo o que ele procura, onde procura e de onde procura, tudo fica mais fácil para criar um posicionamento adequado. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  37. 2 novembro, 2013 - SANTORO - Seu Corretor de Imoveis

    Bom dia,

    Muito obrigado Marcel pelo material excelente apresentado aqui, um esclarecimento extremamente importante e na medida certa.

    Ajudou-me tremendamente.

    Um Forte abraco,

    SANTORO – Seu Corretor de Imoveis


  38. 7 novembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Que bom saber disso Santoro! O “Google Trends” é um grande arma para saber o que seu cliente quer e onde ele está. #escrevaseufuturo


  39. 7 novembro, 2013 - Tania Amaro

    Marcel boa tarde. Lhe agradeço por compartilhar estes conhecimento conosco. Para mim tem sido um presente prescioso. Obrigada.


  40. 7 novembro, 2013 - Marcel Sampaio

    O contato com o Corretor também tem sido precioso para mim Tania. Saber que estou no caminho certo me motiva ainda mais. #escrevaseufuturo


  41. 25 novembro, 2013 - JOSÉ WELLINGTON DE ARAÚJO

    Nós fale sobre a relação do corretor e imobiliária, onde ele e sempre cobrado por falta de vendas e plantões. E contra partida não há.


  42. 25 novembro, 2013 - Marcel Sampaio

    José, não compete a mim discutir aqui a relação entre o corretor e a imobiliária. Meu objetivo é mostrar novos caminhos, os quais podem ser traçados pelo corretor sem estar vinculado a uma imobiliária. Portanto, vou me abster desta discussão que, na minha opinião, não agrega valor a proposta do curso. Espero que você me entenda. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  43. 15 dezembro, 2013 - Airton

    O sucesso esta no time e nao no individuo..
    Suas dicas sao um sucesso e gostaria de ouvir de vc algumas dicas pra os corretores de negocio de grande porte que precisa estar unido.
    fazendo uma pequena comparação com a piramide.
    os clientes na ponta sao poucos e a base que sao so corretores sao muito.
    sorte na vida e sucesso pra vc..


  44. 24 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Airton, com dedicação, estudo e ousadia acima de tudo, você consegue se posicionar como corretor referência nesse mercado, mas pra isso vai ter que mostrar a cara, escrever em um blog, fazer vídeo no YouTube, gerar tráfego pelo Facebook. Existe um caminho a ser seguido. #escrevaseufuturo


  45. 15 dezembro, 2013 - Airton

    Os negocios de grande porte as negociações tem um outro alibe de enfrenta-las.

    se puder comentar algo de como atrair os clientes pra fazer com eles os omelte e conseguentemente vender os ovos..


  46. 24 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    A técnica do omelete serve para qualquer mercado, qualquer mesmo. Esta é uma metodologia utilizada na internet como um todo, onde pessoas decidem o que querem consumir. Agindo desta forma o corretor consegue construir sua reputação pouco a pouco. #escrevaseufuturo


  47. 24 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Para eu lhe passar alguma estratégia, eu preciso entender melhor o que você vende.


  48. 17 dezembro, 2013 - Eliane Ortins

    Obrigada, acho que agora é que estou aprendendo a arte de ser Corretora de imóveis


  49. 24 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Entener o comportamento do consumidor é realmente uma arte. A sorte ;e que na internet isso é muito mais fácil de se fazer. #escrevaseufuturo


  50. 10 março, 2014 - Breno Leal

    Espetacular essa dica, eu sou conhecedor de tecnologia e nunca havia me atentado para essas ferramentas.


  51. 8 abril, 2014 - Dalvo Claro

    Boa dica. É bom conhecer pessoas, como você, que sabem das coisas.


  52. 10 abril, 2014 - Marcel Sampaio

    Obrigado Dalvo. Conhecer o comportamento do consumidor, quando o mesmo pesquisa por um imóvel, é essencial para oferecer os imóveis certos, para as pessoas certas, nos momentos certos. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  53. 2 maio, 2014 - Lou Oliver

    Criei uma fanpage e nãohttps://www.facebook.com/acasadagente tenho tido muito sucesso ,li o artigo e vou praticar, depois volto e conto o resultado, obrigada!!!


  54. 5 maio, 2014 - Marcel Sampaio

    Se precisar de ajuda, pode voltar aqui e tirar suas dúvidas Lou Oliver. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  55. 26 maio, 2014 - DNA CERQUEIRA

    ola marcel

    adorei a ferramenta google trend preciso exercitar mais para entender melhor
    obrigada marcel suas informações tem sido muito útil nesse inicio onde geralmente não sabemos por onde começar .
    abraço


  56. 26 maio, 2014 - Marcel Sampaio

    Que bom que você gostou Cerqueira. Para ter sucesso na internet, é muito importante identificar os principais comportamentos do consumidor, visto que desta forma é possível se posicionar adequadamente para vender os imóveis certos para as pessoas certas, na hora certa. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  57. 31 julho, 2014 - Paulo Cezar

    Foi muito bom e interessante. Obrigado pela informação, Parabéns.


  58. 7 agosto, 2014 - Marcel Sampaio

    Entenda o comportamento do seu público alvo e você vai poder oferecer os produtos certos para as pessoas certas. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  59. 22 agosto, 2014 - vilmar immig

    Como ainda estou cursando o TTI e devo estagiar no mês 10/2014, acho relevante na profissão o uso da internet, e estou apreendendo muito Marcel, mas como mudar em uma empresa que esta acostumada a fazer vender de forma diferente sem se parecer um “novato metido”? tem alguma dica?


  60. 6 setembro, 2014 - Marcel Sampaio

    Muito simples Vilmar: não dependa da empresa para inovar. Crie seu blog, seu canal no YouTube, sua página de fãs no Facebook e construa sua carta de clientes sozinho. Você não precisa da empresa para fazer isso, concorda?


  61. 28 agosto, 2014 - Denise Barros

    Noossa, parabéns pelo profissional que vc é!! Suas dicas e experiências têm me fortalecido em todas as áreas comerciais que desempenho! Obrigada!


  62. 6 setembro, 2014 - Marcel Sampaio

    Opa Denise. É justamente isso que me move, AJUDAR. Foi assim que cheguei até aqui e é assim que vou continuar. Abraços!


  63. 28 agosto, 2014 - Denise Barros

    De grande valia suas experiências!!Muito tem me ajudado!!


  64. 6 setembro, 2014 - Marcel Sampaio

    Obrigado Denise! Use as ferramentas certas, descubra como seu consumidor busca imóveis na internet e produza conteúdo pra ser encontrado por este público. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  65. 13 setembro, 2014 - Andre Luiz

    Oi Marcel,
    Tenho acompanhado suas instruções, e estou gostando muito!
    Como sou novato na profissão, estou como uma esponja,absorvendo tudo.
    Obrigado


  66. 13 setembro, 2014 - Marcel Sampaio

    Absorva e anote tudo André, porém, não esqueça que colocar em prática é fundamental. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  67. 1 janeiro, 2015 - Passarinho

    Eu estou gostando das informações e se for preciso estudar para prestar uma boa assessoria vou me esforçar!


  68. 7 janeiro, 2015 - Marcel Sampaio

    É isso aí Passarinho! Estude bastante e não esqueça de colocar em prática tudo o que aprender. Conte comigo para o que precisar. Abraços! #escrevaseufuturo


  69. 1 janeiro, 2015 - Passarinho

    legal


  70. 28 fevereiro, 2015 - Willians Imoveis

    Ola Marcelo, excelentes dicas, vou por em pratica.
    Se possivel gostaria de receber mais dias.
    Obrigado


  71. 28 fevereiro, 2015 - Marcel Sampaio

    Fica tranquilo Willians, se você se cadastrou em meu curso online gratuito vai receber várias dicas legais. Caso contrário, não perca tempo e cadastre-se no endereço “marcelsampaio.com/dicas”. Abraços, #escrevaseufuturo


  72. 24 março, 2015 - João Batista Ramos Machado

    Este conteúdo faz parte da terceira aula é show, eu me pergunto porque só agora me interessei pelo assunto, quanto tempo perdi, quanto tempo fora deste mercado tão importante junto a nossa sociedade.


  73. 25 março, 2015 - Marcel Sampaio

    Fico feliz que você tenha percebido a necessidade de entender o comportamento do consumidor, pois sem essa análise acabamos vendendo os imóveis errados para as pessoas erradas e da forma errada. Vá em frente e continue com os estudos. Abraços! #escrevaseufuturo


  74. 3 julho, 2015 - Marcelo Martins

    Parabéns e obrigado pela dica!Fundamental!!!!


  75. 26 julho, 2015 - Marcel Sampaio

    Entender o comportamento do consumidor é realmente fundamental para agir com acertividade. Abraços! #escrevaseufuturo


  76. 31 agosto, 2015 - Clerimar Dias leite

    parabéns aprendi muito!


  77. 3 setembro, 2015 - Marcel Sampaio

    É legal quando entendemos o comportamento do consumidor online. Desta forma podemos acertar em cheio quando vamos ofertar algum imóvel. Abraços! #escrevaseufuturo


  78. 1 novembro, 2015 - soraya f. rodrigues

    Adorei vc e muito bom para explicar. ostei espero novidades abcs


  79. 21 dezembro, 2015 - Marcel Sampaio

    Tem novidade chegando em 2016. Aguarde!!!


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.