Marcel Sampaio

859990.2063

Corretor de imóveis: construa uma lista de emails qualificada

por Marcel Sampaio

Corretor de imóveis - email marketing 02

Como corretor de imóveis, você deve estar habituado a enviar emails diariamente para diversos destinatários. Porém, gostaria de lhe mostrar neste artigo que existe uma forma bem mais eficiente de construir uma lista de e-mails do zero e transformá-la em seu grande ativo para estabelecer um relacionamento intenso e duradouro com consumidores vitalícios, sejam eles compradores de imóveis ou divulgadores do seu trabalho.

O que desejo lhe mostrar é a oportunidade de desenvolver um canal de relacionamento através de uma lista de e-mails altamente qualificada, composta por pessoas que permitiram a inclusão de seus endereços pelo simples fato de perceberem que você vai entregar valores ao invés de vender.

Vejo empresas e corretores de imóveis entupirem a caixa de entrada das pessoas com oferta de produtos. Inclusive conheço alguns profissionais que fazem isso todo santo dia, incomodando as pessoas com conteúdo que elas não pediram para receber.

É chegada a hora de repensar esse tipo de prática, a qual para alguns pode até funcionar, mas que para você pode representar muito tempo e dinheiro jogados fora. Por este motivo, pretendo lhe apresentar um novo jeito de atuar no mercado imobiliário enviando os emails certos para as pessoas certas.

Trabalhe o princípio da reciprocidade

Na internet o marketing não é de intromissão, é de permissão. Portanto, ofereça algo que ajude as pessoas e, em troca, cadastre o email delas em uma lista. Desta forma, um relacionamento será construído com base nos valores que você entrega e não nos produtos que você vende.

“Esteja ciente que as pessoas não irão fornecer o email delas tão facilmente. Para que isso aconteça você precisa oferecer algo relevante para elas.”

O que estou querendo dizer é que um corretor de imóveis tem que começar a vender menos e conversar mais com seu público-alvo. E quando se trata de email marketing essa regra não muda. Quanto mais você interagir e criar laços com o consumidor, maiores serão as chances dele comprar o que você tem a oferecer.

Defina sua isca digital

Várias são as estratégias que podem ser desenvolvidas para construir uma lista de emails qualificada, dentre elas as chamadas iscas digitais. Elas consistem em liberar o acesso a determinado conteúdo digital mediante o fornecimento de nome, email, cidade, telefone, etc. Porém, na maioria dos casos somente nome e email são requeridos.

Gosto muito de utilizar o blog Guru do Corretor como estudo de caso, pois acho muito interessante a forma como eles constroem suas listas de emails. Uma tática fundamental para estar em constante contato com corretores de imóveis, prestadores de serviço e proprietários do Brasil inteiro.

Corretor de imóveis - email marketing

Para ter acesso a todos os guias, tutoriais, ebooks e manuais que eles oferecem gratuitamente, o visitante precisa fazer um download mediante o preenchimento de dados em um formulário. Desta forma, quem visita o blog consegue obter o que tanto precisa e o portal constrói um canal de relacionamento através de email marketing. Uma troca justa para ambas as partes.

“A grande sacada consiste em não vender nada, apenas oferecer a oportunidade de acessar conteúdos exclusivos com o fornecimento de um email válido.”

Contudo, tome muito cuidado. É preciso entender que quando falo de isca digital, estou falando de uma troca. Não use deste artifício para simplesmente ficar vendendo por email. Faça desta lista um ponto de contato para conversar com o consumidor regularmente.

20% de venda e 80% de conteúdo

Ao mesmo tempo em que constrói uma lista de emails, você precisa interagir com ela. É muito importante estar sempre reativando a memória das pessoas através de disparos sistemáticos. No mínimo duas vezes por semana.

Como disse anteriormente, é preciso vender menos e conversar mais. Portanto, trabalhe 80% dos disparos com oferta de conteúdo e 20% dos disparos com venda de imóveis. É preciso que um corretor de imóveis entenda que o destinatário não assinou a lista porque queria comprar imóveis e sim porque buscava informação.

Vou repetir o que já disse em textos anteriores: ter um blog é fundamental. Sem ele você não vai conseguir criar um ambiente compromissado com conteúdo de qualidade. Não adianta nada criar uma bela isca digital e depois ficar conduzindo os membros da lista para páginas de venda.

Como funciona na prática

Vou tomar como exemplo um corretor de imóveis radicado em Fortaleza e que o mesmo pretende oferecer imóveis para estrangeiros que frequentam o Ceará. Para isso acontecer, ele vai precisar estudar o comportamento do seu público-alvo e entender como pode criar uma isca digital através de um roteiro turístico exclusivo.

Vejamos alguns dados de inteligência:

– A maioria dos turistas estrangeiros que chegam ao Ceará é oriunda da Europa;
– Grande parte vem da Itália e de Portugal;
– Muitos são solteiros em busca de diversão;
– Gostam de conhecer as praias e a vida noturna da região.

“Construa um roteiro com dicas de ouro para todos os estrangeiros que se encaixam no perfil acima e transforme-o em um livro digital com download gratuito. Não se esqueça de traduzir para a língua inglesa e italiana.”

Pronto, agora este corretor de imóveis tem uma isca digital para construir sua lista de emails qualificada. Porém, ele vai precisar realizar três tarefas básicas:

1. Construir um blog que fala sobre roteiros turísticos no Ceará, com tradução para inglês e italiano, de modo que ele possa conversar constantemente com esse potencial público comprador através da lista que vai construir;
2. Investir em anúncios no Facebook para serem exibidos na Itália e em Portugal, oferecendo o roteiro gratuito e configurando cada campanha para ser direcionada a uma página traduzida do blog, onde o livro digital pode ser baixado mediante o preenchimento de nome, email e cidade;
3. Contratar uma ferramenta de email marketing para gerenciar a construção da lista e os disparos sistemáticos.

Não vou tentar me estender e lhe dizer tudo o que pode ser feito. O objetivo deste artigo é que você entenda os princípios que precisa seguir para construir uma lista qualificada de emails.

Caso tenha dúvidas, poste na seção de comentários abaixo e vou lhe responder com imenso prazer. Lembre-se que quanto melhor a qualidade da sua lista, maior será o resultado que ela vai lhe trazer.

#escrevaseufuturo

Comentários

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

58 comentários

  1. 17 junho, 2013 - Maria das Graças Mendes Diogo

    Muito bom! Muito bem, mas na pratica mesmo, para funcionar, só como diz esse item 3. Contratar uma ferramenta de email marketing para gerenciar a construção da lista e os disparos sistemáticos. E ai como fazer, no meu caso, como estagiaria, n°0945-E, que pretendo investir mas não tenho ainda como contratar?


  2. 21 junho, 2013 - Corretor de Imóveis: construa um lista de emails qualificada | TTI

    […] Fonte: http://www.marcelsampaio.com […]


  3. 24 junho, 2013 - Severino Nunes de Melo

    Nota 10!!!


  4. 25 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Mais uma vez obrigado Severino.


  5. 26 junho, 2013 - Francisco Ferreira

    Olá!
    Qual ferramenta de email marketing você indica?


  6. 28 junho, 2013 - Marcel Sampaio

    Francisco, eu indico o Malchimp e o Aweber. Eu utilizo o Aweber e estou muito satisfeito com o desempenho da ferramenta.


  7. 2 julho, 2013 - Nei Basto - Gestor Imobiliário

    Muito boa sua dica Marcel, realmente essa ferramenta vai nos ajudar bastante.


  8. 4 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Fico feliz com essa resposta Nei Basto.


  9. 4 julho, 2013 - thiago alves

    Marcel, gostaria também dessa indicacão do profissional para fazer um blog. obrigado e parabéns pelo trabalho.


  10. 4 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Thiago, me envie um email que retorno com a indicação para você: marcel@marcelsampaio.com


  11. 7 agosto, 2013 - Ines Dias

    Qual o contato do profissional que faz bolg.Obrigada


  12. 10 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Ines, estou produzindo um blog profissional para corretores de imóveis. Brevemente aviso todo mundo, fique atenta!


  13. 14 agosto, 2013 - Luiz Carlos da Silva

    Marcel, para se colocar em prática todas estas dicas, será necessário muita dedicação, mas creio que valerá a pena. Fica um pouco caro para quem está começando !


  14. 15 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Luiz, mesmo que você ache o contrário, te aconselho a tirar da cabeça a ideia de ser caro. Uma ferramenta de email marketing não custa muito e te dá um retorno muito grande. Acho que o que falta é ação e coragem. Deixo claro que não estou lhe criticando e sim expressando uma opinião em relação a categoria. Precisamos tirar o corretor de imóveis desta síndrome de vira lata. Desejo muito sucesso para você! #escrevaseufuturo


  15. 17 agosto, 2013 - Gil Dias

    Qual ferramenta de email marketing você indica?


  16. 17 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Gil, eu indico as ferramentas “aweber.com” e “mailchimp.com”. Já usei as duas e recomendo para você utilizar em suas campanhas. Contudo, ultimamente tenho usado a Aweber e estou muito satisfeito. #escrevaseufuturo


  17. 19 agosto, 2013 - Sergio

    Caro Marcel, iniciei o site minhacasaimoveis.com e o blog http://corretor-nakamura.blogspot.com.br/, mas não dei a devida atenção ao desenvolvimento, pensando em outras alternativas, felizmente encontrei sua pagina, com certeza o rumo foi definido. Grande ajuda, forte abraço e sucesso. Sergio


  18. 20 agosto, 2013 - Marcel Sampaio

    Sergio, volte a investir em seu site e seu blog. Use o facebook para gerar tráfego para dentro deles. Comece a estudar esse funil e vai obter grandes resultados, posso lhe garantir. Se n!ao fosse o meu blog, você não estaria conversando comigo agora. #escrevaseufuturo


  19. 19 outubro, 2013 - Luciano Vasconcelos

    Parabéns Marcel, tenho lido seus posts, fico muito feliz por ter um profissional dedicado a auxiliar os corretores com informações que capacitam os profissionais mercado imobiliário.


  20. 20 outubro, 2013 - Marcel Sampaio

    Luciano, minha missão é essa mesma, capacitar profissionais do mercado imobiliário e transformá-los em empreendedores digitais. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  21. 21 dezembro, 2013 - SONIA

    “Contratar uma ferramenta de email marketing para gerenciar a construção da lista e os disparos sistemáticos”… Como faço isto ?


  22. 24 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    Existem ferramentas que você contrata virtualmente. Indico o “Mailchimp”, pois com ele você cria formulários, importa listas de emails e faz disparos nos mais diversos formatos. Excelente para praticar o email marketing. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  23. 27 dezembro, 2013 - Eliane Ortins

    São muitas informações, palavras novas, Páginas de fãs, blog, site, não sei fazer nada disso. O que faço?


  24. 27 dezembro, 2013 - Marcel Sampaio

    É simples Eliane. Recorra ao Google e comece estudar tudo a respeito desses termos. Use também o YouTube, pois lá tem tutoriais de todo tipo. #escrevaseufuturo


  25. 14 março, 2014 - Josué Maidel de Andrade

    grande Marcelo Sampaio,sou recém formado,amo de paixão meu trabalho e estou no aguardo informações do blog profissional para corretores de imóveis


  26. 14 março, 2014 - Marcel Sampaio

    Josué, em breve estaremos postando sobre construção de blogs. Tem muita informação para ser compartilhada ainda. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  27. 17 março, 2014 - Jaeoma

    Marcel, boa noite. Em um dos artigos ou vídeos que vi, voc~e citou o nome de um profissional ai de Fortaleza que vc indicaria para fazer BLog. Poderia me passar esse contato.


  28. 17 março, 2014 - Marcel Sampaio

    Jaeoma, me envie um email com esta solicitação e lhe respondo com minha indicação. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  29. 19 março, 2014 - solange pereira

    A materia é excelente,contudo ainda sou imatura com informatica, e gostaria de saber que ferramenta usar para gerar download, que area da informatica devo introduzir. Muito grata pelos contatos e artigos que com certeza irão ser muito uteis..


  30. 19 março, 2014 - Marcel Sampaio

    Solange, quando você tem um site, pode subir arquivos para serem baixados dentro da hospedagem que você utiliza. Feito isso, basta utilizar ferramentas de email marketing para disponibilizar este download. Sugiro que você estude no YouTube como utilizar a ferramenta “MailChimp”. Através desta ferramenta você pode criar formulários onde as pessoas deixam seu email para terem acesso ao download. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  31. 24 março, 2014 - José Roberto

    Há alguns meses comecei a receber e-mails de corretores de imóveis. São vários por dia. Gostaria de saber como o meu email foi cair nas mãos dessa gente. É uma imoralidade vs. fazerem isso com as pessoas. O e-mail a que me refiro não é o que está acima.


  32. 25 março, 2014 - Marcel Sampaio

    José, infelizmente as pessoas compram listas de email pensando que isso é uma vantagem, porém, não é. As pessaos que recebem estes disparos, assim como você, se sentem muito incomodadas com este tipo de atitude, gerando uma imagem super negativa. O que talvez esses caras não saibam é que quando fazem isso eles caem na lista negra dos servidores de email e acabam tendo uma conversão super baixa. No seu caso, você participou de algum curso ou evento meu e passou a receber meus disparos por causa disso. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  33. 25 junho, 2014 - Lucas Sales

    Sr Marcel, Meu Nome é Lucas Sales Sou corretor da Empresa Sales Imóveis aqui de São Paulo- Bairro Ipiranga, Atualmente eu trabalho só como Corretor,O Sr poderia me passar algumas dicas como Corretor?, queria saber do Senhor como eu faço para ser um Ótimo Corretor?


  34. 30 junho, 2014 - Marcel Sampaio

    Lucas, essa é uma pergunta muito ampla. Existem muitas variáveis que podem comprometer os resultados do corretor. Contudo, o que posso lhe indicar é que comece a estudar as melhores formas de prospectar clientes através da internet. Sugiro que me respondas detalhando quais são suas dificuldades. Desta forma vou poder lhe ajudar melhor. Abraços! #escrevaseufuturo


  35. 21 julho, 2014 - Michelle

    Marcelo, boa noite!!!
    Fiquei apenas na duvida sobre a essa isca digital e qual assunto abordar, como me desenvolver isso?
    Obrigada


  36. 24 julho, 2014 - Marcel Sampaio

    A isca digital deve ser um conteúdo informativo e gratuito, disponibilizado através de ebooks, slides, vídeos, etc, com o intuito de auxiliar pessoas que pretendem comprar ou alugar um imóvel. Segue um exemplo de isca digital bem atraente: 7 dicas infalíveis para financiar um imóvel sem correr riscos. Desta forma, você constrói sua presença na mente das pessoas e, de quebra, adquire uma lista de emails super quente, a qual pode receber posteriormente ofertas de imóveis, potagens do seu blog, vídeos do seu canal, etc. Espero poder ter clareado sua dúvida. #escrevaseufuturo


  37. 20 outubro, 2014 - Alice Araujo

    Olá Bom dia Marcel gostaria de fazer um blog,iniciei a 3 dias como corretora e para iniciantes é ainda mais complicado captar clientes,então vc teria algum contato para me indicar,outra pergunta quem começa como estagiario nao pode colocar anuncio em site e blog por nao ter o creci definitivo..por favor me manda a resposta no meu email..


  38. 21 outubro, 2014 - Marcel Sampaio

    Alice, o ideal é você ter seu CRECI para oferecer imóveis na internet. Contudo, você pode neutralizar este impasse criando um blog que engaje. Por exemplo: “casasencantadoras.com.br”. Quanto a indicação que você quer, mande um email com sua solicitação para “marcel@marcelsampaio.com” e respondo indicando o profissional adequado. Abraços! #escrevaseufuturo


  39. 25 outubro, 2014 - francisco rufo

    marcel meu filho esta curtindo muito as dicas ele e corretor mas teria uma perg unta esas dicas sao exclusivas para o ramo de imoveis ou podem ser adptadas para outros seguimentos pois sou representante de uma firma de machos e brocas eu acho que poderia usar umas dicas para alavancar mais vendas vc concorda


  40. 23 dezembro, 2014 - Marcel Sampaio

    E claro que pode usar Francisco, sempre tendo as devidas adaptações. O método é o mesmo pra qualquer mercado. Abraços! #escrevaseufuturo


  41. 3 dezembro, 2014 - Rosimeire+Vieira

    Boa noite, Marcelo!
    Estou fazendo um site para vendas de imóveis Prontos e Lançamentos. Mas vi aqui que você incentiva muito a criação de um blog. Eu tenho o web designer que pode fazer, mas o que me falta é como manter dia a dia assuntos no blog para que não fique repetitivo. Página no Facebook eu já tenho. Pode me dá uma direção.
    No aguardo

    Rosimeire Vieira
    (13)988081382


  42. 23 dezembro, 2014 - Marcel Sampaio

    Olá Rosimere! Eu sugiro que crie um blog na plataforma WordPress e comece a trabalhar a pleno vapor com ele. Quanto ao conteúdo que você deve produzir, leia muito e assista vídeos todos os dias, pois ajuda demais a abrir a mente. Eu faço isso e dá muito certo. Abraços! #escrevaseufuturo


  43. 10 fevereiro, 2015 - Paulo

    Marcel, parabéns pelo trabalho! Estamos aqui em uma realidade de 35 mil demissões em 2014 e com o mercado de ofertas inflado. Pouca procura. Que dica vc daria para uma isca digital ? Abs


  44. 11 fevereiro, 2015 - Marcel Sampaio

    Paulo, depende muito dos produtos e serviços que você comercializa, além do público que deseja atingir. Uma isca digital deve ser pensada a partir das ansiedades e expectativas desse público, a partir de suas objeções. Um grande abraço! #escrevaseufuturo


  45. 15 fevereiro, 2015 - Edw

    Se puder coloque umas idéias de iscas, já que ninguém conhece sobre a matéria,aí melhora a qualidade do post.


  46. 20 fevereiro, 2015 - Marcel Sampaio

    Edw, não é prudente listar exemplos de iscas, pois elas são construídas em cima das dores do público que você deseja atingir. E cada região possui públicos diferentes e dores diferentes. Contudo, posso sugerir que construam iscas baseadas em manuais, passo a passo, segredos, erros mais comuns, etc. De preferência voltado para financiamento imobiliário e afins. Abraços! #escrevaseufuturo


  47. 15 março, 2015 - Adriana

    Oi Marcelo, obrigada pela dica!
    Gostaria de saber como faz para criar e-book, no caso gostaria de fazer sobre decoração
    Agora os assuntos podem ser copiados de textos na internet ou tenho que desenvolver.


  48. 16 março, 2015 - Marcel Sampaio

    Olá Adriana! Existem vários ebooks gratuitos para você baixar. Estude-os e veja como é a constituição de cada um. Lembre-se: a arte de vender pela internet envolve uma oferta atrativa aliada a um conteúdo memorável. Quanto a utilizar conteúdo da internet, não faça isso. Mostre sua cara com conteúdo e abordagem que levem sua marca. Abraços! #escrevaseufuturo


  49. 3 abril, 2015 - João Batista Ramos Machado

    Muito bom, se eu tivisse feito o curso ha mais tempo, concerteza estaria vendo mais. Muoto obrigado pela oportunidade.


  50. 7 abril, 2015 - Marcel Sampaio

    Nunca é tarde para começar João Batista. Coloque a mão na massa e vá à luta. Você vai conseguir. Abraços! #escrevaseufuturo


  51. 12 junho, 2015 - Dionisio Junior

    Marcel, imagina se vou perder tempo pedindo autografo a jogador de futebol, vou pedir o seu amigo, por tanta contribuição que você tá trazendo pra essa classe tão individualista, parabens!


  52. 26 julho, 2015 - Marcel Sampaio

    kkkk, nada de autógrafo Dionísio. Basta divulgar o trabalho e já fico grato. Abraços! #escrevaseufuturo


  53. 15 agosto, 2015 - Nelson

    Muito bom o seu Marketing. Valeu…


  54. 3 setembro, 2015 - Marcel Sampaio

    Faço o que posso Nelson.Vamos em frente, sempre produzindo conteúdo de qualidade. Abraços! #escrevaseufuturo


  55. 10 outubro, 2016 - Paulinho Imoveis

    Muito bomm


  56. 6 dezembro, 2016 - Marcel Sampaio

    Vamos colocar em prática Paulinho?


  57. 12 dezembro, 2016 - Emilio Rachid

    Olá marcel!

    Quero começar a estudar marketing digital para trabalhar com consóricio, já trabalho , de aporte e imóveis. Voce tem algum curso para me indicar sem ter que investir muito já que estou bem no começo?!


  58. 15 fevereiro, 2017 - Marcel Sampaio

    Emilio, existem vários cursos online para lhe ensinar, porém, sugiro que comece estudando através de cursos de Facebook marketing, pois é através dele que você consegue resultados rapidamente, basta aprender como fazer. #escrevaseufuturo


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.