Marcel Sampaio

859990.2063

Corretor de imóveis: Como criar um calendário editorial no Excel

por Marcel Sampaio

corretor-de-imoveis-marcel-sampaio-calendario-editorial

Não é segredo que uma das formas de manter sua marca em alta é a geração de conteúdo relevante. Já conversamos sobre Youtube, vídeos e quais ferramentas podemos utilizar para tornar a comunicação do corretor de imóveis ainda mais profissional e acertiva.

Mas como organizar esse conteúdo? Como podemos criar uma sistemática para nos organizar na hora de criar artigos ou postagens? Com a finalidade de otimizar tempo e utilizar uma ferramenta que o corretor de imóveis já conhece, hoje vou ensinar como construir um calendário editorial no Excel.

Passo a passo de como criar um calendário editorial

O primeiro passo é definir as colunas do seu calendário. Quais são as informações que você considera importantes e que vão te ajudar no desenvolvimento do conteúdo?

Data

Defina a periodicidade e deixe marcado com antecedência quais serão os dias que um novo artigo do seu blog deve sair. Isso facilita na hora de adiantar o conteúdo e deixar programado no WordPress, plataforma que eu sempre indico para quem ainda não tem um blog.

corretor-de-imoveis-marcel-sampaio-calendario-editorial-datas

Tema

Segmente os temas que você irá trabalhar e quantas vezes por mês você trabalhará o mesmo tema. Trabalhe categorias macro como ferramentas, marketing, financeiro, vendas e afins. Logo, você conseguirá identificar quais são os assuntos que seu público mais consome.

calendario-editorial-marcel-sampaio-corretor-de-imoveis-tema

Objetivo

Saiba qual é o objetivo do conteúdo que está criando. Assim, você pode utilizar o blog para alcançar suas metas. Se o objetivo for venda, o artigo terá uma oferta de produto ou serviço dentro dele. Os objetivos mais gerais são engajamento, branding, venda e aumento de tráfego. Se você está em meio a uma campanha de ativação de marketing online, especifique o objetivo se for utilizar o blog como veículo para sua campanha.

calendario-editorial-marcel-sampaio-corretor-de-imoveis-objetivo

Canais de divulgação

Marque quais são as redes sociais que serão utilizadas para a divulgação desse conteúdo. Aconselho a não replicar a mesma mensagem ao divulgar. Cada rede social tem uma forma especifica de atuação.

Diversificação de mídia

É importante para o rankeamento do seu site enriquecer o seu conteúdo com tipos diferentes de mídia. Se seu texto fala sobre um tutorial de ferramenta, grave ou procure um vídeo que exemplifique seu funcionamento. Utilize imagens interessantes, apresentações do slideshare ou podcasts sobre o assunto abordado. Essa técnica, além de enriquecer o artigo, faz com que seu leitor fique mais tempo no site.

calendario-editorial-marcel-sampaio-corretor-de-imoveis-midia

Observações

Esse é um campo genérico onde você pode anotar quaisquer informações que sejam necessárias antes da publicação do seu artigo.

corretor-de-imoveis-marcel-sampaio-calendario-editorial

Segue aqui um modelo de planilha que você pode utilizar e modificar a partir da sua necessidade. Alguma dúvida, corretor de imóveis? Estou a disposição para respondê-las nos comentários.

E lembre-se que, para o calendário editorial funcionar, uma cultura de organização e sistemática de criação de conteúdo relevante deve ser ativada.

Confira também meu curso online GRATUITO: ” 7 dicas infalíveis para vender imóveis na internet.”

 banners-7-dicas-728x90

 Até breve! #escrevaseufuturo

1 comentário

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

1 comentário

  1. 21 maio, 2014 - Corretor de imóveis: Como criar um calendário editorial no Excel | Palestrante Guilherme Machado

    […] Post originalmente publicado em Marcel Sampaio | Marketing Imobiliário e Empreendedorismo Digital. […]


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.