Marcel Sampaio

859990.2063

4 técnicas de otimização de tempo para o corretor de imóveis

por Marcel Sampaio

blog-organizaçao-tempo-marcel-sampaio-photoscape

O tempo é um recurso precioso, principalmente para você corretor de imóveis, que precisa se organizar para atender todos os seus clientes. Porém, com a rotina agitada, nem sempre é possível conciliar suas atividades, mesmo com auxílio de algumas ferramentas de organização. Pensando um pouco nisso, resolvi listar algumas técnicas para otimizar o seu tempo e fazer o seu trabalho render. Lembre-se que essas técnicas só se aplicam a partir da cultura da mudança. Você tem que querer mudar. Precisa estar ciente do que é necessário para que os resultados aconteçam.

1- 5W2H:

marcel-samapio-dicas-5w2h-photoscape

O 5W2H é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas claramente e o mais rápido possível por você. Ele funciona como um mapeamento das atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, como será feito, quanto custa (se houver gastos), quando, como e o porquê da sua realização. Em um segundo momento, deverá figurar em uma tabela como será feita a atividade e o processo, de acordo com as perguntas que listam esta técnica.

2- Método Pomodoro:

tecnica-pomodoro-marcel-sampaio-photoscape

Uma das técnicas mais conhecidas, e uma das mais simples, consiste em programar seu tempo de trabalho. Dividindo em períodos de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), deve-se trabalhar as suas tarefas nesses períodos e, a cada quatro ciclos, fazer uma pausa de 15 minutos para descansar. A ideia é que você trabalhe ininterruptamente durante cada ciclo. Para trabalhar com esta técnica, é indicado fazer uma lista de tarefas que precisa executar. Ajuste o tempo no celular, no computador ou mesmo em timers de cozinha para tocar o alarme em 25 minutos e trabalhe nas suas tarefas. Quando o timer tocar, faça uma pausa curta (5 minutos) e depois inicie a outra tarefa. A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa.

3-  Mapa Mental:

mapa-mental-marcel-sampaio-photoscape

Os diagramas dos mapas mentais são constituídos por um ideia central que se ramifica para outras ideias secundárias e assim por diante. Quanto mais central, a ideia é mais genérica, tornando-se mais específica a medida que vai se ramificando. Eles podem ser elaborados por meio de cores sobre folhas de papel ou por um programa de computador, como o DropMind. Essa técnica pode ser aplicada em diversas tarefas ou atividades, sejam elas profissionais ou pessoais, de modo individual ou em grupo para organizar ou planejar algo. Esse método gráfico de organização dos pensamentos está se tornando cada vez mais utilizado no mundo. Por ser uma técnica que estimula o cérebro a trabalhar com mais eficiência e rapidez, o Mapa Mental serve para organizar e facilitar as nossas mais diversas atividades diárias.

4- PDCA:

pdca-marcel-sampaio-tempo-photoscape

É um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos, e tem como objetivo exercer o controle dos processos, podendo ser utilizada para o gerenciamento das atividades. Como pode ser observado pelo nome do método, ela está dividida em quatro fases:

Primeira Fase

(P) Plan= Planejar: Na primeira parte, são definidos os objetivos e a finalidade do que se quer fazer; no segundo momento, são estabelecidos métodos para atingir resultados.

Segunda Fase

(D) Do= Executar: Também é dividida em duas fases, a primeira consiste em capacitar a organização; na segunda parte é a implementação do que foi planejado.

Terceira Fase

(C) Check= Verificar: Esta fase consiste em checar o resultado atual com o que foi traçado no começo do método. A diferença entre o planejado e o resultado real alcançado constitui um problema a ser resolvido. Dessa forma, esta etapa envolve a coleta de dados do processo e a comparação destes com os do padrão, e a análise dos dados do processo fornece subsídios relevantes à próxima etapa.

Quarta Fase

(A) Action=Agir: Esta fase consiste em agir, ou melhor, fazer as correções necessárias com o intuito de evitar que a repetição do problema venha a ocorrer. Podem ser ações corretivas ou de melhorias que tenham sido constatadas como necessárias na fase anterior.

Você já utilizou alguns desses métodos, corretor? Se não, experimente e organize sua rotina. Se sim, conte como esses métodos melhoraram sua vida. Além disso, escolha um desses métodos e separe um tempo para participar do meu curso online gratuito com 7 dicas infalíveis para vender imóveis na internet.

#escrevaseufuturo

0 comentário

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.