Marcel Sampaio

859990.2063

Empreendedorismo online: 10 atitudes para ter sucesso na internet

por Marcel Sampaio

O empreendedorismo online, apesar de se apresentar como uma das alternativas para viabilizar um negócio sustentável, possui seus próprios meios de converter atitudes em hábitos relevantes, ou seja, é preciso saber como o sistema funciona, tendo a paciência e o ímpeto para alcançar suas metas de forma dinâmica e constante.

Saiba agora quais são as 10 atitudes iniciais para se tornar um entusiasta da internet e desenvolver negócios de sucesso online:

1. Não perca tempo

Muitas pessoas se perdem em ideias que não colocam em prática. Pegue sua ideia e faça algo para começá-la. Não fique plantado achando o que pode e o que não pode dar certo. Faça um protótipo e trate de colocar logo no ar.

Na internet, um produto vai sendo desenvolvido à medida que se constrói uma interação rápida com o consumidor. Algo que nem sempre é fácil de aplicar no mundo do tijolo e do cimento.

2. Encontre seu momento eureca

No empreendedorismo online, o momento eureca não é necessariamente um momento, é um período de aprendizado sistemático, onde as experiências vividas se transformam em conclusões lógicas.

É na rotina diária de comunicação com o consumidor, e nas percepções que derivam a partir deste relacionamento, que você irá construir uma estratégia consistente. Seu produto deve ser, acima de tudo, um experimento vivo em metamorfose ambulante.

3. Descubra seu propósito

Inovar com paixão é a grande chave para obter sucesso na internet. Portanto, não tente construir um negócio sem colocar seu coração e suas emoções nele.

Tudo se torna mais poderoso quando as pessoas mostram uma garra que ultrapassa de longe suas necessidades de retorno financeiro. Esteja completamente envolvido com sua aventura e veja para onde ela vai guiar você.

4. Aprenda a vender seu peixe

Empresas investem em inovação e em produtos recém-lançados quando conseguem enxergar realmente uma vantagem competitiva.

A habilidade de vender ideias intangíveis é necessária a todos os inovadores. O projeto deve ser plantado na mente de um potencial investidor, de modo que ele possa acreditar no seu conceito.

5. Otimize seu tempo

Defina suas prioridades e certifique-se que está realizando coisas para uma oportunidade de crescimento.

Em se tratando de empreendedorismo online, é muito importante descobrir o que é mais difícil no processo de começar seu negócio. Fazendo isso primeiro, o que vier pela frente se tornará muito mais fácil.

6. Envolva os amigos e a família com sabedoria

Procure a família e os amigos para apoio financeiro e emocional, mas lembre-se que nem sempre são as melhores pessoas para recorrer em busca de opiniões sobre sua estratégia de negócios.

Saiba utilizar os amigos e a família de forma inteligente. Certifique-se que os mesmos serão uma boa forma de se preparar para os desafios do mundo lá fora, onde muitas pessoas não possuem o mesmo grau de intimidade com você.

7. Seja ágil

É muito comum encontrarmos empresas com longos procedimentos para a aprovação de novos produtos e serviços.  No empreendedorismo online isso não pode acontecer, ou seja, implemente mudanças com rapidez e aproveite as novas oportunidades.

Quando você está voltado para internet, trabalhar com agilidade é fundamental, pois lhe proporciona a vantagem competitiva de tomar decisões importantes de forma imediata para atingir resultados completamente diferentes.

8. Repense sua carreira

Muitas pessoas reclamam de seus empregos e de sua situação financeira, mas não saem da zona de conforto para mudar de carreira. Antes de uma boa ideia, é preciso ter atitude para encontrar seu caminho.

Pergunte a si mesmo: eu estou feliz como empregado, fazendo dinheiro para outras pessoas? Poderia pegar meus clientes e começar meu próprio negócio? Eu estou pronto para descobrir o que a vida tem a oferecer e devo dar um passo rumo ao desconhecido?

Responda estas perguntas com honestidade e avalie se você ainda não está pronto para dar esse salto. De todo modo, esteja sempre alerta para quando este momento chegar e invista no empreendedorismo online, mesmo que de forma paralela.

9. Encontre capital para começar

Existem várias formas de se conseguir capital para dar início ao seu negócio online. Contudo, é muito importante que você tenha noção de quanto vai precisar para dar o primeiro passo.

Algumas empresas bem sucedidas começaram com pouco dinheiro e muita paixão. É justamente isso que vai lhe mover e não deixar que você fraqueje facilmente. Portanto, quando pensar em capital, faça a seguinte pergunta: o que posso começar com este investimento?

Como disse antes, a internet vai exigir de você muito mais do que uma boa ideia.

10. Comece agora mesmo

Nunca é tarde para por em prática suas ideias, e nunca é muito cedo também. Se você quer deixar de ser somente um simpatizante da internet, vai precisar criar as bases de um negócio agora mesmo.

Suas ideias podem estar na mente de outras pessoas também. E em muitos casos, ser o primeiro é mais importante do que ser o mais profissional. Não perca mais tempo, termine de ler este artigo e corra atrás de seu sucesso online.

Comentários

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

4 comentários

  1. 20 julho, 2013 - Milton Silvério Junior

    como sempre,um ótimo artigo.Parabéns.


  2. 20 julho, 2013 - Marcel Sampaio

    Milton, a segunda atitude foi a que mais me marcou ao escrever este artigo, pois ao empreender online eu acabei encontrando meu momento eureca no decorrer do caminho. E você? Qual foi a atitude que mais lhe chamou atenção no artigo?


  3. 27 janeiro, 2015 - edinaldo moura

    muito show as informações!!


  4. 29 janeiro, 2015 - Marcel Sampaio

    Legal Edinaldo, legal mesmo! Contudo, queria lhe deixar uma pergunta: quais atitudes, na sua opinião, são as mais importantes? Abraços! #escrevaseufuturo


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.