Marcel Sampaio

859990.2063

Como turbinar suas reuniões virtuais com Skype e Google Docs

por Marcel Sampaio

Não há como negar que vivemos na era da cibercolaboração, onde a internet tem exercido papel importantíssimo na nova dinâmica corporativa de criação e gerenciamento de equipes, as quais podem possuir membros em diferentes locais do mundo.

Vários são os benefícios de se utilizar diversas tecnologias para realizar reuniões virtuais. Veja alguns deles:

Diminuição dos custos – deslocamento, estadia e alimentação;
Comunicação mais eficiente entre as partes – pessoas e departamentos;
Agilidade – rápida efetivação de tarefas temporárias
Compartilhamento de recursos digitais – áudio, vídeo, texto, slides, etc.

Contudo, o objetivo desse artigo não é lhe apresentar as mais diferentes formas de se realizar uma reunião virtual, mas simplificar esse conceito através de um tutorial que integra duas ferramentas gratuitas e altamente difundidas entre usuários de internet, o Skype e o Google Docs.

Compartilhando documentos

Como o nome já diz, o Google Docs é uma ferramenta que compartilha diversos tipos de documentos, porém, o grande diferencial que ela possui é capacidade de fazer isso ao vivo, com vários membros editando um único documento ao mesmo tempo, ou seja, posso criar um memorando junto outras pessoas que estiverem online.

Veja como funciona na prática:

1. Acesse a tela inicial do Google e efetue o login no canto superior direito;

 2. Caso não tenha uma conta, você precisará criar uma;

3. Quando estiver logado, clique na seção “Mais” do menu superior, selecionando a opção “Ainda mais”.

4. No setor “Casa e escritório”, acesse o Google Docs;

5.  Existe outro caminho para acessar o Google Docs, basta clicar na seção “Disco” do menu superior. Porém, independente do caminho que escolher, você será direcionado para uma seção do Google Drive, onde poderá criar os documentos que desejar, compartilhando-os e agrupando-os em pastas específicas;

6. Depois de escolher qual tipo de documento será utilizado, basta nomeá-lo e compartilhá-lo;

7. Adicione os e-mails que receberão a solicitação de compartilhamento e selecione a opção “Can edit” para que todos possam ter a liberdade de interagir no documento.

 

A sinergia com o Skype

Compartilhar documentos e editá-los em grupo já é um grande feito, porém, o Google Docs não lhe permite compartilhar voz e vídeo enquanto isso acontece, tornando a inclusão do Skype indispensável para que haja interação eficiente enquanto o documento é elaborado.

Esta postagem não tem como objetivo mostrar os recursos do Skype, pois se trata de uma ferramenta muito conhecida e que dispensa comentários quanto aos seus recursos e performances. Caso tenha dúvidas, indico o artigo “como usar o Skype” do blog TechTudo.

Você irá integrar o Skype da seguinte maneira:

1. Redimensione a janela do navegador para que não haja interseção com o Skype, deixando o navegador livre de qualquer sobreposição que atrapalhe a visualização do documento;

2. Ative a chamada no Skype e já deixe visível o documento que foi compartilhado.

Como você pode perceber, na imagem acima eu realizo uma reunião com o Gustavo Zanotto para planejar um evento de marketing imobiliário em Fortaleza. E o grande detalhe é que no exato momento que ativei o “printscreen” da tela, era ele quem estava editando o documento.

Espero que esse tutorial possa lhe ajudar a realizar reuniões virtuais com mais qualidade e eficiência, pois é conversando que agente se entende e colhe os melhores resultados de uma equipe.

0 comentário

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.