Marcel Sampaio

859990.2063

Email marketing: 3 passos para criar uma recompensa irresistível

por Marcel Sampaio

No artigo anterior da série “como fazer email marketing de sucesso“, discutimos a importância do princípio da reciprocidade para captar clientes com inteligência e eficiência na internet. Sem dúvida alguma, o princípio mais básico para o corretor de imóveis construir uma lista de emails qualificada do zero.

Já sabemos, portanto, que é preciso ter sempre em mente a seguinte relação: só se pode conseguir o email das pessoas, se, em troca, for dado algo de valor para elas.

Email marketing - como criar uma recompensa irresistível

Esse “algo de valor”, o qual devemos dar em troca pelo email das pessoas, é conhecido no mundo do marketing digital como recompensa ou isca digital. É fácil entender o porquê do nome, não é mesmo? Simplesmente é um conteúdo altamente desejado pelo seu público-alvo, que será entregue em retribuição pelo compartilhamento do endereço de email.

Mas você deve estar se perguntando: como exatamente irei definir e produzir essa recompensa digital? Esse não é um processo simples, mas saiba que se você conseguir construir uma recompensa digital de qualidade e relevância para o seu público-alvo, certamente estará bem próximo do sucesso. Nos tópicos a seguir, irei lhe orientar nesse processo tão importante para uma estratégia de email marketing acertiva. Você está a três passos da recompensa perfeita! Vamos lá?

1 – Descubra as objeções

A recompensa digital deve ser atenciosamente pensada. Você deve estudar com cuidado o perfil do público que deseja atingir, pois só assim saberá exatamente o que essas pessoas desejam e, consequentemente, oferecerá algo de valor para elas.

“Identificando as objeções do seu nicho, você perceberá que diversas ideias de recompensas irão surgir”.

Esse processo de estudo do público-alvo é imprescindível. Pular essa etapa, ou realizá-la de maneira descuidada, é o caminho certo para o fracasso de qualquer campanha de email marketing. Por isso, é recomendado que você crie uma persona, ou seja, um perfil do cliente típico que deseja atingir.

Um método simples para criação de personas são os questionários. Abaixo estão listadas as principais perguntas que você deve responder, a fim de chegar a um perfil ideal de cliente. Confira!

1. Qual o sexo e idade?

2. Do que ele tem medo?

3. O que (ou quem) lhe deixa com raiva?

4. Quais as suas maiores frustrações?

5. Quais as tendências do que irá ocorrer em seus negócios ou vidas?

6. O que ele secretamente deseja?

7. O que é realmente mais importante para ele no seu produto?

8. Quem influencia e como funciona o processo de decisão?

9. Ele já conhece o seu produto?

10. O que ele perde se não comprar de você? E o que ele ganha se não comprar?

11. Quais os comportamentos de busca dele?

12. Quais os sites pelos quais ele navega? O que ele curte?

Se colocando no lugar do seu cliente e respondendo atentamente à essas questões, você terá em mãos informações valiosas sobre a personalidade do seu público-alvo. Assim, colherá grande parte de conhecimento e embasamento necessários para construir a recompensa digital ideal!

2 – Elabore a promessa perfeita

Como comentado anteriormente nesse artigo, o nome “recompensa digital” foi dado justamente por se tratar de um objeto de retribuição ou pagamento. No fundo, é como se você estivesse cumprindo uma promessa que fez: você me dá o seu email e eu te entrego o que você tanto deseja (recompensa). Portanto, saiba que para uma estratégia ser bem sucedida, você deve elaborar uma promessa certeira.

Seja perspicaz, observe atentamente o que seu público deseja e prometa exatamente o que ele quer. Quando você descobre as principais dores que atormentam os indíviduos do seu nicho e as grandes objeções que lhes chateiam, consegue construir uma promessa irresistível.

Imovi corretor software para corretor de imóveis e imobiliárias

Com elementos persuasivos embasados em estudos de persona, todos irão ceder seus emails com prazer, pois terão a percepção de que o que irão ganhar é altamente superior ao que estão dando.

No processo de construção de uma promessa, você precisa criar títulos chamativos e textos com argumentos bastante convincentes. Tendo em mãos as informações sobre sua persona, você pode se utilizar de uma técnica chamada AIDA para escrever de forma mais atrativa. Nessa estratégia simples você irá se basear em 4 elementos básicos: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Primeiro, é preciso usar expressões e chamadas de texto que atraiam a atenção do leitor. Depois, quando já tem sua atenção, deve focar em ganhar seu interesse. Para isso, mencione os principais benefícios que o leitor terá ao receber sua recompensa digital. Em seguida, através de uma combinação de argumentos, como os benefícios anteriormente destacados, e um senso de urgência, crie o desejo por aquele conteúdo. Por fim, leve o leitor à ação: inserir o endereço de email na caixa de texto. Para isso, utilize botões com chamadas atraentes, como por exemplo, “Clique aqui para baixar o livro!” ou “Quero receber a vídeo-aula!”.

3 – Realize a promessa: crie a recompensa

Você está quase lá! Já vimos como estudar seu público-alvo criando uma persona e como construir uma promessa impossível de ser ignorada. Agora, é a hora de entenderemos como tudo isso é importante na hora de produzir a tão falada recompensa digital. Desenvolver uma recompensa é como tornar a promessa real: você deve utilizar todo o conhecimento adquirido até agora para escolher o conteúdo e o formato da sua recompensa.

O conteúdo deve ser, acima de tudo, últil e de relevância para o perfil que deseja atingir. Se você tem como objetivo ofertar um empreendimento para investidores, deve disponibilizar conteúdo atrativo especificamente para esse público. Entendendo suas principais necessidades e dores, você consegue construir um produto altamente relevante, como por exemplo, um guia sobre investimentos no mercado imobiliário de sua região.

Quanto aos formatos de recompensa digital, os mais utilizados são:

Ebooks: Ao cadastrar seu email, o usuário recebe um link para fazer o download do e-book.

Email marketing - como criar uma recompensa irresistível ebooks

Observe no exemplo acima que a recompensa possui uma promessa bastante atrativa, traduzida em um título poderoso. Além disso, o botão verde utiliza uma chamada muito empolgante, a fim de levar o leitor à ação.

Vídeo-aulas: ao cadastar o endereço de email, o usuário recebe um link para página onde a video-aula exclusiva está hospedada.

Email marketing - como criar uma recompensa irresistível video aula

Nesse exemplo, mais uma vez, observamos um título chamativo em destaque. A promessa aqui se baseia em algo mais prático (tutorial), onde o objetivo pode ser facilmente mensurado.

Postagens de blog: após o cadastramento, o usuário recebe, por meio de uma série de disparos de email, links que lhe darão acesso à postagens exclusivas de um blog. Como você pode ver na imagem abaixo, essa estratégia já foi utilizada por mim.

Email marketing - como criar uma recompensa irresistível posts blog

Através do “7 Dicas Infalíveis para Vender Imóveis na Internet”, ajudo o corretor de imóveis a utilizar a internet para alavancar suas vendas. Essas 7 preciosas dicas são enviadas por email para o cadastrado, através de um link para postagens do meu blog.

Então, quer turbinar suas vendas online com essas 7 dicas infalíveis também? Clique aqui e receba tudo gratuitamente direto no seu email!

Palestras online gratuitas: o usuário cadastra seu email com atecedência, e recebe, no dia do evento, um link com acesso ao ambiente online onde a palestra será realizada.

Email marketing - como criar uma recompensa irresistível palestra online gratuita

Esse modelo de recompensa é muito diversificado. Você pode encontrar outros tipos de eventos ao vivo que são usados como iscas digitais: Webinários, Hangouts, Bate-papos ao vivo, tira dúvidas, etc.

É importante ressaltar que esse conteúdo deve ser exclusivo somente para quem cadastra seu email. Portanto, não deve haver outro modo de acessar o conteúdo, por isso o nome recompensa digital.

Espero que tenha compreendido melhor todo o processo que há por trás da criação de recompensas digitais eficientes. Caso tenha alguma dúvida ou comentário, compartilhe na seção abaixo. Terei um imenso prazer em ajudar.

Abraços! #escrevaseufuturo

Comentários

Compartilhe

Marcel Sampaio

Marcel Sampaio

Professor de matemática, palestrante e Gestor de Marketing Imobiliário Digital. Apaixonado por livros e empreendorismo na web.

COMENTE VOCÊ TAMBÉM

2 comentários

  1. 29 janeiro, 2015 - Israel Degasperi

    Bom texto Marcel!


  2. 29 janeiro, 2015 - Marcel Sampaio

    Que bom que você gostou Israel. E muito obrigado por deixar seu comentário por aqui! #escrevaseufuturo


859990.2063

Rua Rodrigues Júnior 654. Centro - Fortaleza - CE

Newsletter

Cadastre-se e receba todas as novidades e notícias direto no seu e-mail.